quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Secretaria de Saúde reabre o Hospital Madre Tereza de Calcutá
A Prefeitura de Macaé e a Secretaria de Saúde reabrirão o Hospital Madre Tereza de Calcutá na próxima sexta-feira (24), às 10 horas. A unidade passou por reformas e está preparado para atender as demandas do município. O setor receberá a benção do Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêia Mattoso.
A Instituição, fundada em 1982, conta com assistência hospitalar, atendimento emergencial, internações de longa permanência, e atendimento ambulatorial nas áreas de cardiologia, clínica médica, cirurgia pediátrica, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, otorrino, oftalmologia, reumatologia, urologia, homeopatia. Além dos serviços de fisioterapia, nutrição, e exame de eletrocardiograma.
As especialidades médicas serão agendadas na recepção do ambulatório. Os pacientes devem ter em mãos o encaminhamento do clínico geral; cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. De segunda a quinta-feira o atendimento acontece das 7h às 18h. Na sexta-feira, das 7h às 16h. É bom lembrar que no local, caso o usuário ainda não tenha o cartão do SUS, poderá fazer sua inscrição nos horários mencionados.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Macaé sedia Campeonato Estadual de Ciclismo
Ciclistas de todo o estado invadiram Macaé e coloriram a Linha Verde no final de semana para a disputa do Campeonato Estadual de Estrada, uma das competições mais importantes do calendário de ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. A prova contra relógio individual foi disputada na tarde de sábado (18) e a prova de resistência na manhã de domingo (19).
O diretor de projetos da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Eduardo Almeida, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Macaé para realizar a competição.
- Estamos vendo mais uma página da história do ciclismo sendo escrita em Macaé. Sempre existiu um grupo de ciclismo muito forte e com vontade de aumentar a qualidade dos seus projetos. A prefeitura absorveu muito bem a ideia e, através da Fesportur e das secretarias de Mobilidade Urbana e Saúde, permitiu que estes projetos fossem melhorados até chegar ao ponto que chegamos aqui, com cem por cento de satisfação entre os atletas - comentou o diretor da Fecierj.
Esportistas de alto nível estiveram na cidade como Paulo Fernando Aguiar, o “Puruca”, de 47 anos, do Rio de Janeiro, campeão na prova contra relógio e vice-campeão de resistência da categoria Master B2. O atleta conta que sua rotina de treino é dura, mas se sente satisfeito com os resultados.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Parceria traz espetáculo inédito e gratuito de ópera ao Teatro Municipal
O Teatro Municipal de Macaé trará um espetáculo inédito ao município nesta quinta (16) e sexta-feira (17): a ópera "O Diletante", da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A apresentação é uma versão bem-humorada da Copacabana dos anos 50 e celebra 20 anos do projeto Ópera na UFRJ, além dos 90 anos da orquestra da universidade. A entrada é gratuita.
O público interessado pode retirar os convites na bilheteria do teatro a partir das 14h desta quinta-feira. A primeira récita será às 17h, exclusivamente para os estudantes das três Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Cidade Universitária – FeMASS, UFF e UFRJ (é preciso comprovar vínculo). Às 20h, será para o público em geral. Na sexta haverá uma única apresentação, às 20h, também aberta a toda população.
A peça é uma adaptação para a Copacabana dos anos 50 feita pelo compositor brasileiro e regente de orquestra João Guilherme Ripper, autor do libreto e música. A ópera em Macaé é fruto de parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) com a Fundação Macaé de Cultura (FMC), a empresa SIT Macaé Transportes e as Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ que realizam a montagem.
O Diletante é baseada na comédia homônima de Martins Pena, um clássico do teatro de comédia brasileiro. O cenário é a sala do apartamento de Quintino, rico comerciante italiano, que alimenta paixão desmedida por La Traviata, de Verdi, e tem como maior desejo que sua família compartilhe essa sua paixão. O tempo todo o comerciante solicita a sua filha Josefina e sua esposa Merenciana que cantem trechos da obra com ele e procura um tenor entre os pretendentes de sua filha. A sua paixão é tão delirante que as cenas do cotidiano de sua família sempre lhes remetem à ópera. Ripper, com seu estilo contemporâneo, é autor de obras como Domitila, Anjo Negro, Piedade e Onheama.
O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e é um dos mais bem sucedidos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFRJ. Desde sua criação, em 1994, já produziu 17 montagens compostas por docentes, discentes e técnico-administrativos da universidade.
O Teatro Municipal de Macaé funciona na sede da FMC, à avenida Rui Barbosa, 780, Centro de Macaé.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Secretaria de Ambiente resgata ouriço e outras espécies em extinção
A Secretaria de Ambiente resgatou, na tarde de segunda-feira (13), um coendu, mais conhecido como ouriço, na Lagoa de Imboassica. O animal foi encontrado pelos técnicos da secretaria na Lagoa de Imboassica e levado para ser avaliado.
O biólogo e zoólogo da Secretaria de Ambiente, Henrique Charles, explica que o ouriço encontrado é manso e os seus espinhos são sua proteção contra outros animais. “Vamos mantê-lo em quarentena e medicá-lo. Somente a partir de uma nova avaliação é que vamos realizar a soltura em seu habitat natural”, acrescentou.
De acordo com informações do coordenador de Fauna da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto, nos últimos meses, muitos animais silvestres que vivem na Mata Atlântica, foram encontrados na zona urbana de Macaé.
- Acredito que isso acontece em função do processo de urbanização, pois já encontramos animais como tucano do bico verde, tucano sul, guará, tamanduá, jiboia, lagarto, entre outros -, explica.
Fernando Barreto relata que de setembro até o dia 10 deste mês, 54 animais foram resgatados. A maioria das ocorrências são de apreensão e os resgates são realizados pelas equipes da Secretaria de Ambiente, além de entregas voluntárias.
O telefone de contato da Coordenação de Fauna da Secretaria de Ambiente é o (22) 2762-4802, de 8h às 17h.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Macaé avança em atendimento odontológico
A demanda não para de crescer no setor odontológico do município. Para atender com qualidade e eficiência, a Prefeitura de Macaé vem agendando 300 consultas por mês no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Na sede do CEO funcionam oito consultórios, sendo cinco para atendimento de especialidades, dois para emergência e um para demandas gerais. Além disso, a Prefeitura disponibiliza atendimentos de emergência e consultas ambulatoriais nos bairros do município e nos distritos da região serrana.
Para ter acesso aos serviços especializados, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser encaminhado por um dentista clínico dos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) ou das unidades de urgência. Depois, é preciso fazer o agendamento da consulta pelos números 2762-0539 ou 2796-1364. A marcação é realizada mensalmente, em datas específicas, que são divulgadas em todos os postos médicos, e também pode ser solicitada por telefone.
As marcação das consultas para as especialidades são agendadas de acordo com a proximidade da residência do paciente ao local de atendimento. A Prefeitura disponibiliza serviços odontológicos com clínico geral em todos os Postos de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Já as especialidades são realizadas no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, Posto de Saúde Dr. Jorge Caldas, Pronto Socorro Aeroporto, Unidade Mista de Glicério e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Imbetiba recebe ações previstas no Plano Cicloviário
A Imbetiba recebeu ações que estão previstas no Plano Cicloviário neste final de semana: um novo trecho de ciclofaixa que liga a Praia do Forte à orla, em toda sua extensão. E para inaugurar a nova faixa para ciclistas, os membros do Grupo de Trabalho formado para elaboração do Plano e usuários deste modal de transporte promoveram um passeio ciclístico, que aconteceu na tarde de sábado (11).
A implantação da nova ciclofaixa também é um complemento ao projeto de revitalização e reurbanização da orla da Imbetiba. Com aproximadamente, 1,5 km, a área reservada aos ciclistas vai desde a Praia do Forte, passando pela Rua Augusto de Carvalho e em seguida pela Rua da Igualdade. No cruzamento com a Avenida Elias Agostinho, a partir da ligação com a ciclofaixa, os usuários podem acessar a ciclovia, beirando a areia, por toda extensão da orla.
A intenção, de acordo com o Plano Cicloviário, é que, futuramente, a ciclofaixa da Imbetiba seja estendida até que chegue a Barra, passando pela Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia), no Centro. No entanto, em paralelo a estas iniciativas para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte viável, ações educativas estão sendo preparadas pela Mobilidade Urbana.
- O principal fator para que as áreas para circulação dos ciclistas funcionem com segurança é a educação, e temos como uma das prioridades trabalhar pela harmonia entre condutores e ciclistas. Apesar de Macaé não ter esta cultura ainda, a intenção é que a cidade seja interligada por ciclovias e ciclofaixas desde a Zona Norte até a Zona Sul, mas com a segurança, a educação e a fiscalização sendo trabalhadas para que este projeto seja eficaz – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
ETE do Sana entra em funcionamento a nível secundário
Desde a última segunda-feira (6) começou a funcionar, em nível primário e secundário, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sana, a segunda para tratar o esgoto na região serrana construída pela Prefeitura de Macaé, com investimento total de R$ 1,66 milhão, com recursos do próprio município. A nova ETE será inaugurada em novembro, juntamente com a ETE de Glicério, em data escolhida para comemorar o Dia Mundial de Saneamento Básico, que acontece no dia 19.
Nesta estação o investimento foi de R$ 833 mil. As ações são resultado de trabalho da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) responsável pelo tratamento do esgoto e da água da região serrana. Com a construção das duas estações, a prefeitura avança na meta do governo do prefeito Dr. Aluízio de sanear todo o município até 2016. As obras da ETE do Sana começaram em abril deste ano. A Estação está recebendo pintura e ajustes finais.
Nos próximos dias receberá a urbanização da área, com paisagismo, e retirada da antiga estação, que é composta de quatro módulos e está apta a funcionar - será transferida para outra localidade com menor número de moradores. Na manhã de quarta-feira (8) a ETE do Sana recebeu a visita técnica do diretor de saneamento da Esane, Pablo Caetano. Ele explicou que a estação é compacta, construída com placas metálicas.
- Tem formato retangular, 12 metros de comprimento, seis de altura e seis de largura e atingirá o tratamento de nível terciário, com reator anaeróbico, parte aeróbica e tratamento quimicamente assistido, com adição de cloreto férrico. Além da remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, o esgoto passa por filtros e desinfecção, alcançado a redução de carga orgânica - explicou.
Mesmo funcionando ainda a nível secundário, a ETE já mostra sua eficácia. A diferença entre o esgoto que chega com o efluente que saí é de mais de 90% de pureza. Nas próximas semanas, concluídos os ajustes e as obras do entorno, a ETE receberá carga total e vai funcionar a nível terciário, captando e tratando com eficiência todo o esgoto do Arraial do Sana, que hoje tem cerca de 1,2 mil moradores.
A ETE do Sana tem vazão média de 5 litros por segundo, podendo alcançar 9 litros por segundo, acompanhando o crescimento da localidade. Atualmente são 334 imóveis cadastrados pela Esane na localidade. Desses, 112 já estão ligados à rede e os demais serão ainda interligados à rede. De acordo com a Esane, essa interligação à rede é primordial para evitar que o Rio Sana continue a receber esgoto in natura.
Nesta estação o investimento foi de R$ 833 mil. As ações são resultado de trabalho da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) responsável pelo tratamento do esgoto e da água da região serrana. Com a construção das duas estações, a prefeitura avança na meta do governo do prefeito Dr. Aluízio de sanear todo o município até 2016. As obras da ETE do Sana começaram em abril deste ano. A Estação está recebendo pintura e ajustes finais.
Nos próximos dias receberá a urbanização da área, com paisagismo, e retirada da antiga estação, que é composta de quatro módulos e está apta a funcionar - será transferida para outra localidade com menor número de moradores. Na manhã de quarta-feira (8) a ETE do Sana recebeu a visita técnica do diretor de saneamento da Esane, Pablo Caetano. Ele explicou que a estação é compacta, construída com placas metálicas.
- Tem formato retangular, 12 metros de comprimento, seis de altura e seis de largura e atingirá o tratamento de nível terciário, com reator anaeróbico, parte aeróbica e tratamento quimicamente assistido, com adição de cloreto férrico. Além da remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, o esgoto passa por filtros e desinfecção, alcançado a redução de carga orgânica - explicou.
Mesmo funcionando ainda a nível secundário, a ETE já mostra sua eficácia. A diferença entre o esgoto que chega com o efluente que saí é de mais de 90% de pureza. Nas próximas semanas, concluídos os ajustes e as obras do entorno, a ETE receberá carga total e vai funcionar a nível terciário, captando e tratando com eficiência todo o esgoto do Arraial do Sana, que hoje tem cerca de 1,2 mil moradores.
A ETE do Sana tem vazão média de 5 litros por segundo, podendo alcançar 9 litros por segundo, acompanhando o crescimento da localidade. Atualmente são 334 imóveis cadastrados pela Esane na localidade. Desses, 112 já estão ligados à rede e os demais serão ainda interligados à rede. De acordo com a Esane, essa interligação à rede é primordial para evitar que o Rio Sana continue a receber esgoto in natura.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Sem ações do poder público, degradação do Rio Macaé é cada vez mais visível
Há décadas, o Rio Macaé vem lutando pela sobrevivência em especial na tão conhecida Capital do Petróleo. Apesar de ser um importante recurso hídrico responsável por abastecer diversos municípios, ele está se tornando um rio contaminado por efluentes. Na edição de ontem, publicamos uma matéria sobre o assoreamento e a falta de chuva que tem contribuído para o assoreamento do rio, assim como ações de destruição do próprio homem.
Além de não contar mais com suas áreas de alagamentos fundamentais para o armazenamento de água da chuva, o rio continua recebendo despejo de efluentes e descarte irregular. A sua degradação está cada vez maior e mais visível aos olhos de quem passa por ele. Somados aos dejetos que recebe diariamente, o Rio Macaé também recebe outros tipos de resíduos descartados de maneira irregular, como pneus, garrafas pet, restos de móveis, tecidos, ferros, entre outros, que são desembocados no mar, na Praia da Barra, que é considerada uma das mais poluídas da cidade.
E quando o nível dele está baixo, é possível perceber as manilhas despejando os efluentes, a sujeira e também alguns pontos já assoreados.
Apesar de ser o Rio responsável por todo abastecimento da cidade, estudos realizados por profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira / Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambinetal (Nupem) apontam alguns indicadores ambientais de contaminação, como alto índice de coliformes fecais e amônia, assim como substâncias encontradas em derivados de petróleo. Situações que poderiam ser evitadas se o município contasse com sistemas de saneamento e equipamentos para coleta de óleo de barco nas margens do canal, projeto este que já existiu, mas que atualmente está desativado.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Assoreamento e falta de chuva reduzem o nível do Rio Macaé
Se a população já reclama da atual falta de água no município, segundo pesquisadores essa problemática tende a aumentar cada vez mais, pois o Rio Macaé, responsável por abastecer a cidade está com seu nível cada vez mais baixo. Na manhã de ontem, por exemplo, quem passava na Ponte Ivan Mundim podia observar o importante recurso hídrico bastante assoreado.
Embaixo da passarela (considerada a principal ligação entre a Barra de Macaé e o Centro, que é cortada pelo Rio Macaé), situada ao lado da Ponte o que se podia observar era um pequeno braço de água.
De acordo com o cientista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), Francisco Esteves, esse assoreamento do Rio já é uma preocupação antiga do corpo de pesquisadores da UFRJ/Nupem na cidade.
"Temos uma grande preocupação com o futuro da água em Macaé. O município poderá vir a enfrentar uma crise muito grande com relação ao abastecimento em um futuro muito próximo. Pois estudos apontam que a quantidade de água no Rio tem diminuído a cada ano. E o mais triste é que esta realidade não começou agora. E sim há bastante tempo quando a cidade começou a enfrentar a destruição de suas áreas de alagamento, as chamadas piscinas naturais como, por exemplo, as que hoje dão lugar à Linha Azul", disse o cientista.
Francisco explica que essas áreas de alagamento também chamadas de "esponjas" são de grande importância, uma vez que filtram e armazenam as águas das chuvas, que posteriormente iriam para o Rio. "Sem essas áreas, a água da chuva vai direto para o Rio, e ele, por estar bastante assoreado, não tem capacidade para armazenar tanta água e ela acaba sendo lançada no mar. Ou seja, acaba sendo desperdiçada", ressalta.
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Pesquisa estuda possíveis formas de recuperação da Lagoa Imboassica
A Lagoa Imboassica é considerada um grande patrimônio ambiental da Capital Nacional do Petróleo. No entanto, ao longo dos anos esse tão importante recurso hídrico vem sofrendo inúmeros impactos ambientais. O principal deles, muitas vezes visíveis a olho nu (época em que ocorre aberturas de barra) é o lançamento de esgoto in natura em suas águas causando o processo conhecido como eutrofização - considerado o enriquecimento de um ambiente por nutrientes causando o crescimento excessivo de algas, diminuição do oxigênio dissolvido na água e por fim mortandade de animais aquáticos como os peixes.
De acordo com a estudante do segundo ano do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé (NUPEM), Mariana Cristina Huguet Marques, como o esgoto é rico em nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, o seu despejo nos ecossistemas aquáticos é considerado o principal agente eutrofizador dos ambientes naturais.
Então procurando uma solução para esse grande problema ambiental, cenário de diferentes lagoas, uma iniciativa vem sendo desenvolvida pela UFRJ/NUPEM com objetivo de investigar como a planta aquática Typhadomingensis, conhecida popularmente como taboa, pode ajudar neste processo. Segundo a acadêmica, a taboa pode ser uma alternativa para a descontaminação de ambientes aquáticos continentais através do processo de fitorremediação. Além de verificar a sua utilização como matéria prima na produção de peças artesanais.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Saúde implantará Polo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas
No espaço onde funcionou o Pronto Socorro Odontológico, na esquina entre as ruas Euzébio de Queiroz e Visconde de Quissamã, no Centro, será instalado o Polo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas. O prédio que estava abandonado passa por revitalização. A instalação desta unidade tem o objetivo de reduzir os números de amputações, principalmente de pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Uma equipe da Secretaria de Obras, em parceria com profissionais da Secretaria de Saúde, iniciou os trabalhos de reforma e adaptação do prédio. Segundo o secretário de Saúde, Pedro Reis, a unidade é construída para atender a população em um ambiente humanizado e preparado com profissionais capacitados. "Por estar localizado na área central da cidade, o acesso fica mais fácil para os usuários", acrescenta.
sábado, 4 de outubro de 2014
Projetos das escolas municipais são selecionados na Feira de Tecnologias da Educação Técnica
Novas conquistas para rede municipal. Quatro projetos representantes das escolas municipais foram selecionados na Feira de Tecnologias da Educação Técnica que terminou na quinta-feira (2). Treze unidades participaram do evento, uma iniciativa do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo). Os alunos foram inseridos na programação de Iniciação Científica, considerada a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 63 projetos foram finalistas. Durante a feira, aconteceu o Concurso Jovem Inovador que premiou as melhores invenções técnico-científicas de estudantes da região.
Os melhores trabalhos foram automaticamente classificados para duas importantes feiras nacionais. São quatro vagas para a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti) e duas para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Entre os vencedores do Concurso Jovem Inovador 2014, por categoria para o 6º e 7º anos está o projeto “Máquina de sabão”, desenvolvido pela unidade municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) que conquistou o terceiro lugar.
Já na categoria do 8º e 9º anos de escolaridade o projeto “Óculos foto estimulador de relaxamento” do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim (Ajuda) faturou o segundo lugar. A terceira colocação foi conquistada pela turma do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), com o trabalho “Minigerador de energia em tubulações hidráulicas residenciais”.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o reconhecimento dos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais é a prova que a Educação está no caminho certo. “A rede municipal prima pela popularização da ciência e tecnologia, além de desenvolvimento de potencialidades e inovações em prol do conhecimento”, disse. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, destacou que as unidades municipais participantes se envolveram em um trabalho pautado pela investigação e pesquisa, atitude científica, sensibilidade e trabalho em equipe. “A intenção do ensino municipal é primar pela cooperação, desafios, concentração e pesquisa”, disse.
O Ensino Médio também ganhou premiação. O Colégio Aplicação (CAp), vinculado à Fundação Educacional de Macaé (Funemac), ficou com terceiro lugar diante do projeto “Geração de energia com reaproveitamento de materiais”.
Mais prêmios - Além disso, a VII Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Fecti), que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, na Quinta da Boa Vista, vai receber o projeto “Óculos foto estimulador de relaxamento”, elaborado pela turma do Elza Ibrahim.
Robótica - Entre os trabalhos representantes do ensino municipal estavam os que participaram da Feira Educacional de Robótica de Macaé, programação que movimentou a Cidade Universitária, em agosto. O projeto piloto de Iniciação à Robótica conta com cerca de 100 estudantes representantes de dez unidades municipais.
Fecimac - Outros projetos que também foram expostos no evento fizeram parte Feira de Ciências de Macaé (Fecimac), em setembro. A feira contou com mais de 90 trabalhos de 25 escolas. A Fecimac é fruto de um projeto selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/projetos-das-escolas-municipais-sao-selecionados-na-feira-de-tecnologias-da-educacao-tecnica
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Aécio pode crescer mais do que Marina na reta final.
Análise de Mauro Paulino, diretor do Datafolha
A pesquisa divulgada nesta quinta (2) pelo Datafolha, assim como esta análise, foram feitas antes do último debate entre os candidatos. Qualquer tipo de influência do evento sobre a corrida presidencial será captada no levantamento cujas entrevistas serão realizadas entre esta sexta (3) e a manhã de sábado. Possíveis movimentos que ocorrerão a partir daí apenas as urnas revelarão.
Mas é importante registrar as marcas com que os candidatos chegaram ao confronto na TV para justamente medir se haverá ou não algum impacto na disputa. Constatar, por exemplo, que no dia e nos momentos que antecederam o programa a taxa de intenção de voto total em Dilma Rousseff (PT) mantinha-se no patamar dos 40%, a seis pontos de uma vitória no primeiro turno. E que Marina (PSB) e Aécio (PSDB) entraram no debate tecnicamente empatados, situação inédita desde agosto, logo depois da morte de Eduardo Campos, quando a ambientalista ainda não tinha oficializado sua candidatura.
Dependendo da repercussão e da percepção do eleitorado sobre o saldo de desempenho dos candidatos nesta reta final, as tendências atuais das curvas podem se intensificar até o dia da eleição. Ou, ao contrário, se algum fato sensibilizar segmentos com peso quantitativo relevante, refluxos podem ser cogitados. Numa eleição presidencial onde, pela primeira vez, a maioria do eleitorado possui ao menos o nível médio de escolaridade, a velocidade da informação não pode ser subestimada como componente decisivo na elaboração do voto.
Mas, caso nada impactante aconteça, esperam-se para a véspera da eleição variações de Dilma entre 38% e 43%, de Marina entre 22% e 27%, e de Aécio entre 19% e 25%. Como se observa, os dois candidatos da oposição possuem evidente zona de sobreposição entre suas projeções, o que indica decisão apertada no dia do pleito. Com o acirramento na disputa pela vaga de adversário de Dilma no segundo turno, vale uma análise mais atenciosa dos cenários.
No primeiro momento, tem-se a impressão de equilíbrio também na etapa final. Tanto Marina quanto Aécio alcançam 41% das intenções de voto, ante 48% da atual presidente. Porém o espaço para crescimento de ambos é um pouco diferente. Se a ex-ministra possui uma vantagem numérica de três pontos percentuais nas intenções de voto no primeiro turno, a tendência se inverte pró-tucano quando o assunto é o potencial total das candidaturas no segundo.
Considerando-se a taxa de rejeitadores que conhecem de fato cada um dos candidatos --os "causa perdida"--, sobraria para Aécio Neves um potencial total de crescimento máximo de 27 pontos, ante 24 de Marina. Para Dilma, neste momento, o espaço é de 11 pontos. Também é interessante perceber os contrastes de perfil dos eleitores da oposição para a etapa final.
No segundo turno, Marina atrai um pouco mais os jovens, os que vivem nas capitais e os evangélicos, enquanto Aécio se destaca especialmente entre os moradores do Sul, entre os do Centro-Oeste, entre os católicos e entre os mais velhos. A ambientalista consegue no segundo turno 55% dos que pretendem votar no tucano na primeira etapa. Já o ex-governador de Minas chega a captar 60% dos que optam pela ex-ministra agora no dia 5. Aécio atrai 60% dos simpatizantes do PMDB em um confronto direto contra Dilma, enquanto Marina leva 49% desse segmento. Números que podem levar petistas a questionar se de fato foi uma boa estratégia a desconstrução feroz de Marina Silva.
No link a análise do último debate eleitoral.
http://bit.ly/1BDn4EI
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
CCZ combate pernilongos no bairro da Glória
Na manhã desta terça-feira (30), cinco agentes do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), da Prefeitura, atuaram no combate ao mosquito Culex (pernilongo), no canal do Bairro da Glória (próximo ao Hotel Dubai). Foram aplicados no local 40 litros de Biolarvicida para matar as larvas do mosquito. As duas margens do canal têm um espaço de 1.200 metros, onde as larvas costumam se concentrar. Também foi espalhado na área outro tipo de inseticida, o Incon, que visa atacar o inseto na fase adulta, interrompendo sua procriação.
Outros trabalhos realizados são a técnica de conchadas, que consiste na retirada de material do canal, para análise laboratorial e a utilização de máquina costal motorizada (um tipo de fumacê para atacar pernilongos adultos).
Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, o tratamento nos canais começou em Macaé no dia quatro de agosto. Os canais vistoriados são: Macaé-Campos (que percorre os bairros Aeroporto, São José do Barreto e Jardim Carioca); da Glória; da Ajuda de Baixo e do Capote (na Aroeira).
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Miramar e Visconde recebem "Macaé aCredita em você" nesta terça-feira
A equipe do “Macaé aCredita em Você” formada por 15 agentes de créditos que atuam junto ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) estará, nesta terça-feira (30), percorrendo os bairros Miramar e Visconde de Araújo. A intenção da Prefeitura é proporcionar aos empreendedores locais crédito para expansão de seus negócios. O programa já beneficiou 130 microempresários, com valores que ultrapassam R$ 300 mil em créditos. Os financiamentos propostos aos microempreendedores têm as melhores taxas do mercado, a partir de 5% ao ano, com valores que podem chegar até R$ 15 mil.
O programa oferece ainda financiamentos de máquinas e equipamentos, de capital de giro (mercadorias) e de obras, em até 24 vezes, mediante análise. Essas ferramentas podem facilitar o acesso do comerciante ou do pequeno produtor local ao mercado competitivo. A proposta é incentivar as iniciativas empreendedoras no município para promover autonomia, melhores condições de trabalho e renda e desenvolvimento socioeconômico local.
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Trabalho e Renda: 1339 vagas oportunidades de empregos esta semana
Para fazer o cadastro na Central do Trabalhador de Macaé (CTM) é necessário comparecer ao seguinte endereço: Rua Dr. Télio Barreto, 28, no Centro, com os documentos originais (carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho) e currículo atualizado. O horário de atendimento ao público é de 8 às 16h, de segunda à sexta-feira. Os telefones são (DDD 22) 2796-1255 e 2796-1226.
sábado, 27 de setembro de 2014
Caminhada Interativa reúne 50 idosos em Imbetiba
Cinquenta idosos, dos 60 aos 94 anos de idade, participaram da Caminhada Integrativa do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), na manhã deste sábado (27). Os principais objetivos foram promover a socialização e motivar a prática da atividade física. Eles percorreram a distância entre a sede do Paisi e a Praia de Imbetiba, retornando ao ponto de partida.
Segundo a gerente do Paisi, Denise Taranto Pereira de Mello Romero, o evento faz parte das comemorações do Dia do Idoso (1º de outubro) e do Dia Mundial da Doença de Alzheirmer (21 de setembro). “Durante a semana foram realizadas diversas atividades para os idosos do Paisi. Foram movimentos físicos e de estimulação de memória, com sorteios e brindes”, contou.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Feira de Flores e Plantas Holambra estreia com grande movimento
Da mini samambaia havaiana (R$ 8,90) à venda ao lado dos requisitados bonsais japoneses (de R$ 16,50 a 24,50, dependendo da espécie), originários do outro lado do Pacífico. Este é o resumo do primeiro dia da XIII Feira de Flores e Plantas de Holambra, com muita gente, variedade de gostos e interação.
"É um ambiente leve, mesmo morando em Cabo Frio todo ano eu venho pelo menos uns dois dias para escolher algumas mudas diferentes para o meu jardim, do qual boa parte das plantas saiu daqui", diz a aposentada Eulália de Souza, frequentadora da feira há nove anos.
As diversas flores, folhagens e raízes vão desde Palmeiras (R$ 9,90) até um tipo de Musgo (7,50), passando por diversos tipos de Lírios que variam entre R$ 15 e R$ 25 e Orquídeas (18, 90 e R$ 74,50) e as Rosas para os mais tradicionais (variando de R$ 11,90 a R$ 29,90), além de Petúnias, Azaleias, Videiras (Uva), laranjas e pimentas ornamentais até a exótica Planta Ovo, entre outras.
O evento é uma iniciativa do Lions Clube Macaé com o objetivo de arrecadar recursos para realização de obras sociais em comunidades carentes do município. A Feira só encerra no próximo dia 04 de outubro.
Durante os nove dias de exposição, a estimativa é que cerca de 25 mil pessoas passem pelo local e injetem mais de R$ 40 mil aos trabalhos da entidade.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Prefeitura combate foco de incêndio no Parque Atalaia
Oito agentes da Guarda Ambiental, quatro da Defesa Civil e cinco bombeiros do 9º Grupamento de Bombeiro Militar estiveram, no período da tarde desta quarta-feira (24), combatendo focos de incêndio nas imediações do Parque Municipal Atalaia. Até às 16h30, cerca de três hectares de floresta haviam sido destruídos pelo fogo. Na execução do combate, os agentes utilizaram cinco bombas costais (com capacidade para 20 litros cada), abafadores, facões, enxadas para apagar o fogo. A queimada é de grande proporções e deve continuar nos próximos dias.
O secretário de Ambiente da Prefeitura de Macaé, Gerson Lucas Martins, disse que vai acionar autoridades do estado para que um helicóptero seja utilizado no combate ao incêndio. O fogo está ocorrendo em área fechada, onde não há moradores. O prejuízo é ambiental, uma vez que agride diretamente a flora e fauna.
De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, o vento espalha as faíscas em diversas áreas do Parque Atalaia. A causa desse incêndio é incerta: pode ser acidental ou criminosa. “Ou seja, caçadores podem ter colocado fogo na mata para melhor caçar preás e perderam o controle”, disse ele.
Uma ambulância da Secretaria de Saúde também está no Parque Atalaia para dar apoio em caso de necessidade.
O secretário de Ambiente da Prefeitura de Macaé, Gerson Lucas Martins, disse que vai acionar autoridades do estado para que um helicóptero seja utilizado no combate ao incêndio. O fogo está ocorrendo em área fechada, onde não há moradores. O prejuízo é ambiental, uma vez que agride diretamente a flora e fauna.
De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, o vento espalha as faíscas em diversas áreas do Parque Atalaia. A causa desse incêndio é incerta: pode ser acidental ou criminosa. “Ou seja, caçadores podem ter colocado fogo na mata para melhor caçar preás e perderam o controle”, disse ele.
Uma ambulância da Secretaria de Saúde também está no Parque Atalaia para dar apoio em caso de necessidade.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Teatro Sesi: ‘Lembrando Festivais’ é a grande atração desta quarta em Macaé
Os grandes festivais da canção das décadas de 1960, 1970 e 1980 são lembrados e aplaudidos em Macaé. Tudo por conta do cantor e instrumentista França Motta, que sobe ao palco do Teatro do Sesi Macaé, para um super show intitulado ‘Lembrando festivais’. O espetáculo acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A classificação etária é de 16 anos.
Segundo o cantor, este show foi elaborado e apresentado em primeira mão há cerca de 10 anos no Palácio da Cultura de Campos dos Goytacazes, fazendo o maior sucesso. O repertório consta de músicas que explodiram sucesso nos grandes festivais da canção que encantaram e emocionaram o Brasil nos anos 60, 70 e 90, de compositores como Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso.
Os interessados devem adquirir os ingressos na bilheteria do Teatro do Sesi Macaé - Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense. Outras informações pelo telefone (22) 2791-9214.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
BR 101 terá mais 15 quilômetros de duplicação no sentido Rio até o fim do ano
De acordo com Autopista Fluminense, além dos 33 quilômetros de duplicação da BR 101/RJ Norte concluídos até o início do primeiro trimestre deste ano, a meta é liberar mais 25 mais quilômetros de pistas novas até o final de 2014, dos quais, mais 10 quilômetros em Campos dos Goytacazes e outros 15 entre as regiões de Casimiro de Abreu e Silva Jardim.
Deste modo, a concessionária planeja fechar o ano com um total de 58 quilômetros de obras entregues e reduzir significativamente a taxa de acidentes letais pela natural otimização dos serviços para meados do próximo ano, principalmente relacionado ao levantamento das muretas divisórias entre as pistas em sentidos opostos.
Somente este ano, 15 pessoas morreram enquanto transitavam pelo trecho da rodovia que vai de Campos dos Goytacazes a Casimiro de Abreu e outras milhares ficaram feridas.
Não por acaso, um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) abordando as obras de duplicação da BR 101, baseado sobre a extensão da rodovia de Niterói ao Espírito Santo entre 2005 e 2012, revelou que mais de 27 mil acidentes foram registrados nesta rodovia, resultando em 10.815 feridos e 1.324 mortes (o que representa uma pessoa morta a cada dois dias no trecho), dos quais 2.258 foram registrados entre os quilômetros 191 ao 236, que vai de Casimiro de Abreu a Silva Jardim, deixando 987 pessoas feridas e 141 vítimas fatais, além de um custo de R$ 200,6 milhões.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Porto e Aeroporto reforçam potencial offshore de Macaé
O licenciamento inicial do projeto do Terminal Portuário de Macaé (Terpor), o apoio da Secretaria de Aviação Civil na implantação do transporte aéreo de cargas no Aeroporto de Macaé, e também a criação do Parque Científico e Tecnológico, reforçaram a posição de destaque de Macaé reconhecida durante os quatro dias de realização da Rio Oil and Gas, segunda maior feira no mundo voltada à produção e exploração do petróleo.
O portfólio focado em infraestrutura e logística despertaram o interesse de representantes de empresas que ainda não possuem investimentos direcionados na Capital Nacional do Petróleo, um dos efeitos das expectativas voltadas à exploração e produção do petróleo nas reservas do pré-sal.
"Macaé causa um grande fascínio para as pessoas envolvidas na indústria do petróleo. O seu potencial como base de operações é um grande foco. Agora, com os avanços alcançados pelo governo municipal, através da relação administrativa e política com as gestões estadual e federal, amplia ainda mais o potencial do município, e o interesse do mercado offshore", destacou o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Vandré Guimarães.
domingo, 21 de setembro de 2014
Comida a quilo tem variação de 37% nos restaurantes do Centro
De acordo com uma pesquisa realizada há alguns meses pela Associação de Empresas de Cartões de Refeição e Alimentação (Assert), Macaé é o município com o preço mais caro pelo quilo da comida do estado do Rio de Janeiro, na cidade o preço também fica acima da média nacional de R$ 27,40. Para agravar a situação, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) sobe a cada mês subsequente, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Índice de Preços ao Consumidor semanal (IPC-S), que avalia os preços no varejo, teve um aumento de destaque no grupo de alimentação (de 0,29% para 0,43%) com destaque para as carnes bovinas (de 1,08% para 1,91%).
Desta maneira, quem trabalha no Centro de Macaé sabe bem que na hora do almoço as opções são variadas e os preços também.
sábado, 20 de setembro de 2014
Menina de 14 anos está desaparecida em Macaé
Hoje, sábado (20), faz OITO dias que a adolescente Stefanny Pereira de Souza Machado, de 14 anos, desapareceu.
Segundo a mãe, Adriana Pereira, a menina estava em casa, no bairro Miramar, quando recebeu um telefonema por volta das 14h. Ela se arrumou e ao sair, foi indagada pela avó para onde estava indo e disse que visitaria as irmãs por parte de pai. Desde então, não se tem mais notícias.
Ainda de acordo com a mãe, antes deste fato, Stefanny passou a faltar às aulas na escola, preocupando os professores e colegas. "Ela é uma menina muito boa, estudiosa. Nunca fez nada assim. Isso tudo começou a acontecer depois que ela ganhou um celular de aniversário, no mês passado. Ficava pendurada naquele telefone o dia inteiro e não deixava a gente chegar perto. Dois dias depois de sumir, ligamos para o celular dela e um rapaz atendeu. Ficou rindo e debochando, dizendo que ia chamar a Stefanny, mas desligou logo depois", declara Adriana.
Um boletim de ocorrência já foi feito na 123ª DP. Para quem tiver informações sobre o paradeiro de Stefanny, basta entrar em contato pelo telefone (22) 99226-6888.
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Continuam ações para ampliar abastecimento de água
Continuam as ações da Prefeitura de Macaé, em parceria com o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae/RJ), para ampliar o abastecimento de água na cidade, instalando tubulações para atender a localidades situadas na região norte da cidade, como Lagomar, Complexo da Ajuda, entre outras, que ainda não contam com o abastecimento de água nas residências. De acordo com a Cedae, para agilizar as ações estão abertas três frentes de trabalho, uma na zona rural e duas na zona urbana. Na área rural acontece a instalação da rede de água bruta e na área urbana, a de água tratada.
Na área rural, as ações começaram, há mais de três meses, com instalação de tubos de ferro fundido, de 600 milímetros, na Fazenda São Bento, em direção ao Canal do Teimoso. Máquinas e homens trabalham no local, de segunda a sexta-feira, e a tubulação a ser instalada está na área, num trabalho que requer cuidado, já que cada um dos tubos pesa quase mil quilos. As máquinas são cedidas pela prefeitura e a tecnologia e tubulações são da Cedae.
Assinar:
Postagens (Atom)