sábado, 4 de outubro de 2014

Projetos das escolas municipais são selecionados na Feira de Tecnologias da Educação Técnica


Novas conquistas para rede municipal. Quatro projetos representantes das escolas municipais foram selecionados na Feira de Tecnologias da Educação Técnica que terminou na quinta-feira (2). Treze unidades participaram do evento, uma iniciativa do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo). Os alunos foram inseridos na programação de Iniciação Científica, considerada a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 63 projetos foram finalistas. Durante a feira, aconteceu o Concurso Jovem Inovador que premiou as melhores invenções técnico-científicas de estudantes da região.


Os melhores trabalhos foram automaticamente classificados para duas importantes feiras nacionais. São quatro vagas para a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti) e duas para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Entre os vencedores do Concurso Jovem Inovador 2014, por categoria para o 6º e 7º anos está o projeto “Máquina de sabão”, desenvolvido pela unidade municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) que conquistou o terceiro lugar.

Já na categoria do 8º e 9º anos de escolaridade o projeto “Óculos foto estimulador de relaxamento” do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim (Ajuda) faturou o segundo lugar. A terceira colocação foi conquistada pela turma do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), com o trabalho “Minigerador de energia em tubulações hidráulicas residenciais”.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o reconhecimento dos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais é a prova que a Educação está no caminho certo. “A rede municipal prima pela popularização da ciência e tecnologia, além de desenvolvimento de potencialidades e inovações em prol do conhecimento”, disse. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, destacou que as unidades municipais participantes se envolveram em um trabalho pautado pela investigação e pesquisa, atitude científica, sensibilidade e trabalho em equipe. “A intenção do ensino municipal é primar pela cooperação, desafios, concentração e pesquisa”, disse.

O Ensino Médio também ganhou premiação. O Colégio Aplicação (CAp), vinculado à Fundação Educacional de Macaé (Funemac), ficou com terceiro lugar diante do projeto “Geração de energia com reaproveitamento de materiais”.

Mais prêmios - Além disso, a VII Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Fecti), que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, na Quinta da Boa Vista, vai receber o projeto “Óculos foto estimulador de relaxamento”, elaborado pela turma do Elza Ibrahim. 

Robótica - Entre os trabalhos representantes do ensino municipal estavam os que participaram da Feira Educacional de Robótica de Macaé, programação que movimentou a Cidade Universitária, em agosto. O projeto piloto de Iniciação à Robótica conta com cerca de 100 estudantes representantes de dez unidades municipais. 

Fecimac - Outros projetos que também foram expostos no evento fizeram parte Feira de Ciências de Macaé (Fecimac), em setembro. A feira contou com mais de 90 trabalhos de 25 escolas. A Fecimac é fruto de um projeto selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/projetos-das-escolas-municipais-sao-selecionados-na-feira-de-tecnologias-da-educacao-tecnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário