sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Água da Serra já é monitorada pelo laboratório da Esane

A Prefeitura de Macaé, através da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), realizou um sonho dos biólogos e técnicos que monitoram a água que chega às casas e pontos comerciais na serra macaense, montando um laboratório para esse importante serviço, que beneficia quem reside ou visita os distritos serranos. O laboratório já funciona na base da Esane, próxima à Estrada E-9, no Novo Horizonte. Para transformar esse sonho em realidade, várias etapas foram seguidas, da limpeza à montagem do espaço.

A importância da abertura do laboratório está no trabalho da Esane no saneamento básico na serra, destacando a captação e o tratamento de água. A Empresa opera 12 sistemas de abastecimento de água na região. Dentre eles, duas são estações completas de tratamento, a ETA de Córrego do Ouro e a ETA de Trapiche, servindo cerca de dez mil pessoas.

Segundo a Esane, o monitoramento da água, além de levar conforto à população, é uma ação de saúde pública, já que a água tratada diminui risco de doença de veiculação hídrica, mas não basta tratar, é preciso acompanhar os padrões de potabilidade e se está de acordo com os padrões de qualidade que atendam à Portaria do Ministério da Saúde 2914/214, que preconiza que toda água destinada a consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade. Essa portaria foi a meta seguida pela Esane para montar o laboratório, monitorar e através das análises, orientar a operação e mitigar os riscos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário