sábado, 30 de agosto de 2014

PROCON Macaé informa ranking de empresas com mais reclamações do ano

Entre o Top 10 das reclamações prestadas no polo do órgão na cidade, este ano, três são de telefonia móvel.



Aproveitando o gancho sobre a regulamentação da nova lei que obriga os empresários locais a terem um livro de reclamações para os consumidores em cada estabelecimento comercial do município, O DEBATE organizou uma lista com os dez maiores tipos de reclamação de serviços comerciais na cidade, registrados pelo PROCON.

O resultado final foi que, entre as 10 empresas que mais sofreram reclamações - levando em consideração dois tipos de serviço prestados por uma mesma empresa (telefonia móvel e TV por assinatura) e, contabilizando assim um total de 11 tipos de reclamações rankeadas - três estão relacionadas a serviços do tipo telefonia móvel, três de TV por assinatura, duas bancárias e mais três empresas de diferentes serviços com uma reclamação cada, sendo elas do tipo, telefonia fixa, loja de departamentos e energia.

Confira o Top 10 na íntegra
1- Telemar (Telefonia Fixa) - 576 reclamações
2- Telefônica Brasil: VIVO (Telefonia Móvel) - 393 reclamações
3- Ampla (Energia) - 305 reclamações
4- Via Varejo: Casas Bahia e Ponto Frio (Loja de departamentos) - 289 reclamações
5- TNL PCS: Oi Móvel e OI TV (Telefonia Móvel e TV por assinatura - 224 reclamações
6- Itaú (Banco) - 162 reclamações
7- Claro (Telefonia móvel) - 159 reclamações
8- Sky (TV por assinatura) - 159 reclamações
9- VCB comunicações (TV por assinatura) - 123 reclamações
10- Santander (Banco) - 119 reclamações
O PROCON MACAÉ fica localizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, nº 466, antigo Hotel Ouro Negro.


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Avançam as obras de ampliação do abastecimento de água de Macaé


A população comemora mais uma etapa da obra de ampliação do abastecimento de água em Macaé. Agora, as obras chegaram à Aroeira, na rua Eurozina Neves Pinheiro, com a instalação de tubos de ferro fundido, com seis metros cada tubo e diâmetros de 600 milímetros, para implantação de duas linhas de rede de água. Uma das linhas é a da rede de condução de água bruta e a outra linha é a da rede de distribuição de água tratada.


A água bruta sai do Rio Macaé, passa pela Severina, chegando à Aroeira, no trajeto em frente à Guarda Municipal, sendo conduzida até a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana.

A outra linha, da nova adutora chamada linha 2, a da rede de linha fina de distribuição de água, sai do Reservatório de Santa Mônica, passa pela Erozina Neves Pinheiro até o sinal, atravessa a Rua Alcides Mourão até a beira do Canal do Capote margeando este canal até o Novo Botafogo e chegando à Linha Azul, onde a tubulação já foi instalada, conduzindo a água tratada até as localidades da norte da cidade, passando pelas obras do Minha Casa, Minha Vida, todo Complexo da Ajuda, Brisa do Vale, Jardim Franco e chegando, posteriormente, ao Lagomar e Cabiúnas.

As obras acontecem em parceria entre o governo do Estado, através da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae/RJ), e a Prefeitura, onde a empresa estadual entra com a logística, a tubulação e parte da mão de obra e a prefeitura com o maquinário e apoio no assentamento dos tubos.

Como informou o gerente da Regional Litorânea-Norte da Cedae, Fernando Arruda, para ampliar a oferta de água ao município, a Cedae adquiriu 18 quilômetros de tubulação de ferro fundido que serão instalados na cidade e na zona rural, levando a localidades que não contavam com o serviço água tratada, de qualidade e em quantidade suficiente para abastecer a população.

Macaé trata atualmente 700 litros de água por segundo. Com a parceria entre o município e o Estado a expectativa é de que o serviço seja melhorado, beneficiando localidades com a implantação da linha fina da rede de distribuição de água.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dia do Corretor é comemorado com iniciativas sustentáveis em Macaé


Devido ao potencial energético da cidade, há algum tempo, o cenário imobiliário do município é alternativa concreta para bons negócios, principalmente ao sinalizar um panorama de rentabilidade razoavelmente superior à oferecida pelo mercado financeiro. Esse potencial fomenta a atuação de corretores de imóveis, cujo trabalho é destacado neste dia 27 de agosto.
Macaé registra um legítimo aquecimento no setor imobiliário local, que oferece hoje, um retorno consideravelmente superior às aplicações comparadas a outros investimentos.

Segundo os especialistas, o maior potencial de valorização de flats e unidades hoteleiras são observados atualmente em cidades que receberam investimentos do setor de petróleo e gás, mineração, agronegócio e portuário, assim como em Macaé, cuja valorização média destes imóveis, tem sido de 20% a 25% até a entrega das chaves - momento em que se inicia a geração da renda para o investidor.

Não há como negar que Macaé cresce de forma acelerada e desordenada, registrando a construção de condomínios luxuosos, novos hotéis, prédios erguidos por programas de habitação para a baixa renda e bases operacionais de empresas offshore.
Contudo, de acordo com o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o déficit habitacional em Macaé, hoje, ainda é de aproximadamente 4.000 famílias. 

Desse modo, a cada dia torna-se evidente a necessidade de pensar novos meios de construções sustentáveis para a região. Uma nova forma de comportar toda a força de trabalho que chega vislumbrando em Macaé uma nova vida.
Pensando nisso, o arquiteto Rodolfo Xavier está construindo, atualmente, na Praia Campista, o primeiro imóvel sustentável feito com containeres reutilizados do município.

Sobre a façanha, o jovem de apenas 29 anos, conta que no princípio a ideia partiu do proprietário do terreno que queria construir seu imóvel de uma maneira original reutilizando containeres que seriam jogados fora.

"Com essa explosão de construções em Macaé, pensamos o prático. Já que existe tanta oferta do material (containeres) na região, por que não usá-lo para uma nova função, já que são mais baratos, de construção mais rápida e de fácil manutenção? O mais legal é que as pessoas compraram a ideia. Tenho recebido algumas ligações de curiosos e já acertei mais dois projetos do tipo, e a proposta continua sendo a mesma, não vamos concretar nada", finaliza Rodolfo Xavier. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Hospital da Criança mais uma vez é alvo de reclamação

Segundo pacientes, o descaso vai desde a alimentação servida a aparelhos com o de RX quebrado



Esta semana a redação do Jornal recebeu mais uma série de reclamações sobre o Hospital da Criança. De acordo com relatos, a unidade conta com atendimento precário, está em falta de médicos, em especial o captopril (remédio de pressão) para crianças, o trocador de fraldas está todo rasgado, assim como as cadeiras, os banheiros estão precários, sujos, e a comida, segundo as pessoas que nos procuraram, o arroz com gosto e aspecto de velho, requentado. 

"Tenho uma amiga que está internada com seu filho há 20 dias, ele tem 3 anos, está com pressão alta e ninguém resolve. O  médico passou captopril para ele tomar, mas o hospital não tem e estão dando outro remédio e nada de abaixar a pressão. Já as refeições, no mínimo, teriam que ser frescas, saudáveis", relata uma mãe que passou mais de uma semana na unidade com a filha. 

E não para por aí. Ainda segundo os relatos, o aparelho de RX está quebrado e na terça-feira, 19, pacientes tiveram que ser removidos para o Hospital Público de Macaé (HPM) para os respectivos exames. 
"Além de sermos transferidos, não havia ambulância na unidade e teve mães que tiveram que se virar para bater RX nos filhos à 00h. E mesmo assim, o HPM não queria atender os pacientes do Hospital da Criança. Precisamos de uma solução", diz. 
Recentemente a unidade também foi alvo de reclamação com relação a falta de médico. 

Na época, a Prefeitura informou que a rede municipal de Saúde conta com nove unidades de emergência, sendo cinco com atendimento pediátrico: duas UPAs (Barra e Lagomar), Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), Pronto Socorro Aeroporto e o HPM e que algumas unidades oferecem serviço de classificação de risco e os casos mais graves são encaminhados diretamente para atendimento.  

Em resposta, a prefeitura informou que a Unidade de Emergência Pediátrica (UEP) está capacitada para o atendimento pediátrico emergencial, com médicos (cinco no plantão) e medicamentos. A nota esclareceu ainda que os alimentos oferecidos na unidade passam por um rigoroso controle do Serviço de Nutrição e Dietético da UEP e da equipe de fiscalização da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). A comida é acondicionada em recipiente térmico, descartável e com divisórias.   

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Estação de Tratamento de Esgoto do Sana trará avanço nas áreas ambiental e de saúde


O investimento da Prefeitura de Macaé é de 833 milhões e a comunidade beneficiada é o Sana, 6º distrito, na região serrana, que ganha nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cujas obras estão em fase de conclusão. O investimento representa um avanço nas áreas ambiental e de saúde, preservando os corpos hídricos do lançamento de esgoto in natura e buscando melhoria na saúde da população. As obras estão sob os cuidados da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), responsável pelo saneamento básico das localidades da serra macaense.


As obras começaram em abril deste ano, e devem estar prontas em setembro. Segundo a empresa responsável pelos trabalhos, a Sanevix, a ETE deverá entrar em testes na próxima segunda-feira (1º de setembro), dependendo do tempo, pois o revestimento da estação com fibra de vidro e a pintura interna e externa, depende de tempo firme, sem chuvas. Depois dos testes e conclusão da urbanização da área, com paisagismo e retirada da antiga estação, a ETE poderá ser inaugurada, em data ainda a ser marcada. 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ação preventiva contra meningite prossegue nas escolas


Ações preventivas contra a meningite continuam a ser realizadas no município. Na tarde desta sexta-feira (22), uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na escola Professora Marli Vasconcelos Lemos, no Novo Botafogo, para vacinar alunos de dois a cinco anos. Foram disponibilizadas 210 doses da vacina.

De acordo com informações da diretora da unidade de ensino, Cláudia Márcia Tomaz, a vacinação ocorreu de forma tranquila. Ela conta que antes de receber a vacina, todos os alunos passam por uma triagem realizada pelos profissionais de saúde para verificação da caderneta de vacinação e da autorização dos pais ou responsáveis.

- A equipe verifica se a criança já recebeu a vacina. Caso ela já tenha tomado, é liberada. Para receber a vacina contra a meningite, é necessário levar a caderneta de vacinação original e a autorização dos pais ou responsável -, explicou.

domingo, 24 de agosto de 2014

Estação de Tratamento de Esgoto de Glicério: obras em fase final


Investindo também, com recursos próprios, R$ 833 mil, a Prefeitura de Macaé está concluindo as obras de instalação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Glicério, na região serrana. As obras estão em fase final e a nova estação vai substituir a antiga, que está operando parcialmente desde julho de 2013. 

A ETE está sendo construída no centro de Glicério, no terreno da antiga estação. Beneficiará moradores, visitantes e também o Rio São Pedro, afluente do Rio Macaé, que nasce e corre pela região, em direção ao mar. Está sendo construída ainda uma nova estação, a ETE do Sana, também sob a responsabilidade da Empresa Pública Municipal de Saneamento (ESANE), autora dos projetos e responsável pela fiscalização e pelas ações de saneamento nos distritos da serra macaense. 

A ETE de Glicério tem formato retangular, mede 12 metros de comprimento por 6 de altura e 6 de largura e é construída com placas de aço 1020. Recebe revestimento de fibra de vidro que protege da corrosão normal do efluente e dá maior durabilidade. A Estação conta com para-raios e queimador para o gás resultante do processo de tratamento do esgoto. A vazão da nova estação será de cinco litros de esgoto por segundo, preparada para atender os cerca de três mil moradores e também os turistas que visitam a região, já que sua vazão pode ser aumentada para nove litros por segundo. 

As obras da nova ETE estão em fase de conclusão, faltando apenas terminar a pintura e limpeza da área, com paisagismo. Também está adiantada a construção da área administrativa que compõe a estação. A Nova ETE vai entrar em fase de testes a partir do dia 1º de setembro, quando então deverá ser marcada a data para a inauguração. Quando as obras estiverem concluídas, a ETE hoje em operação será esvaziada e a carga de esgoto passará para a nova. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rio Interior está sendo montado na Washington Luiz


Atraindo a atenção dos mais curiosos que passam pela praça Washington Luiz, nesta quinta-feira (21), a montagem dos estandes do projeto Rio Interior começou em ritmo acelerado. A previsão dos produtores do evento é que até o final da tarde de sexta-feira (22) tudo já esteja pronto. O Rio Interior, este ano com o slogan ‘O Futuro em Nossas Mãos’, tem a proposta de promover cidadania em nove municípios do interior do Estado. O projeto é patrocinado pela Petrobras, com o apoio da Inter TV e em parceria com Prefeitura.


Em Macaé, a programação conta com o Fórum de Desenvolvimento e Cidadania; a ação Cidadão Fluminense e o Energy Tour. O Fórum, ministrado pelo Sebrae, abre a programação nesta sexta-feira (22). As palestras acontecem das 9 às 18 horas, na sede macaense, rua Dr. Télio Barreto, 318, no Centro. Às 9h, será abordado o tema ‘Formação do Empreendedor Individual’, voltado para quem quer se legalizar e também para quem pretende ser um empreendedor individual.

Às 10h, o assunto vai ser ‘Sebrae no Pódio (ME e EPP)’, sobre como vender produtos para os Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiros até 2016. Às 11h30, com o título ‘Visual de Loja’, serão passadas estratégias para melhorar as vendas. Às 14h, haverá a palestra ‘Desafio Empreendedor Universitário’. Já às 15h30, a questão abordada vai ser ‘Clínica Tecnológica para o ramo de alimentação: como expor e armazenar corretamente seus produtos’ e às 17h, o encerramento tratará do mote ‘Me formalizei, e agora?’. Todas as palestras são gratuitas. O telefone para mais informações é 08005700800.

A praça Washington Luiz receberá, no sábado (23), de 9h às 17h, a ação ‘Cidadão Fluminense’. Nas cinco tendas e nos dois palcos do evento vão acontecer atividades para diversos gostos. A programação completa está no Portal da Prefeitura. No Caminhão Palco de 15 metros, às 12h, será apresentado, ao vivo, o Jornal RJ Inter TV- 1ª edição; às 15h, haverá o Show Jazz Brasil Ensemble, e às 17h, o Show Expresso Santiago. Já o primeiro longa metragem stop motion brasileiro, 'Minhocas', será apresentado, às 19h, em uma tela de cinema montada na praça. 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Melhorias do aeroporto são discutidas com Infraero

Para discutir o projeto de ampliação do Aeroporto de Macaé, o prefeito Dr. Aluízio se reuniu, nesta terça-feira (19), com a comitiva da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e secretários municipais. A meta é transformar o aeroporto em uma das principais bases regionais na operação do transporte aéreo de cargas e, desta forma, evoluir a logística offshore no município, fundamental ao futuro das atividades de exploração e produção de petróleo no país.


De acordo com o prefeito, o objetivo é melhorar as condições para passageiros e atender as necessidades da indústria do petróleo em Macaé. “A existência de um aeroporto qualificado é um dos pilares para o desenvolvimento econômico, uma vez que o município passará a oferecer um maior suporte às indústrias baseadas na cidade”, disse.

Para o presidente da Infraero, Antonio Vale, o Aeroporto de Macaé tem uma posição estratégica para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. “Nunca tivemos preocupação com o potencial de Macaé, sabemos da força do petróleo no município, porém, precisamos realizar um estudo de viabilidade técnica para comprovar a necessidade do investimento”, destaca.

O governo municipal realizará um seminário com as empresas, representantes dos governos federal, estadual e da Infraero. A proposta é conhecer as necessidades das indústrias do setor de óleo e gás.

O Aeroporto de Macaé opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e tornou-se a principal base de apoio da Bacia de Campos. É o que registra maior número de pousos e decolagens de helicópteros na América do Sul. Diariamente são realizados cerca de 200 voos, responsáveis pela circulação de 1.300 passageiros.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Vigilância sanitária orienta comerciantes sobre água mineral imprópria para consumo


Fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) vistoriaram pontos comerciais do município, nesta terça-feira (19), para orientar sobre a proibição da distribuição e comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 da Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzida pela Nestlé Walters Brasil – Bebidas e Alimentos. 

O diretor de Alimentos da Amvisa, Croif Monteiro, destaca que em nenhum comércio do município foi encontrada a água com o lote contaminado com a bactéria "Pseudomonas aeruginosa". “Até o momento não encontramos água desta marca em nenhum estabelecimento, mas a fiscalização continua. Peço aos comerciantes que tenham essa marca de água deste lote, que retirem das prateleiras e entrem em contato com o fornecedor”, orienta.

Em nota, na última sexta-feira (15), a Anvisa informou que a bactéria causa alterações de odor e sabor nos alimentos, mas, normalmente, não representa risco preocupante à saúde da população em geral. No entanto, em crianças, gestantes e pessoas com sistema imunológico fragilizado, a bactéria pode causar infecções.

O lote atingido é o 32966047S1, da embalagem de água sem gás de 300 ml, produzido em outubro de 2013, com validade de 23/10/2014.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Hepatite A: vacinas estão disponíveis na rede municipal de Saúde



Nesta segunda-feira (18),  começou o calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina contra hepatite A. As doses estão disponibilizadas nas 25 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nos postos com sala de vacinação e de Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. O público alvo são crianças de faixa etária de um ano a um ano 11 meses e 29 dias. A meta da Secretaria de Saúde de Macaé é imunizar seis mil crianças nessa faixa etária.


A mãe Daiane Gonçalves esteve presente, nesta manhã, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, para vacinar seu filho caçula, e comentou sobre a imunização. “Esta vacina é muito importante, pois traz mais segurança para nossos filhos, e para nós mães responsáveis. Assim, podemos ficar tranquilas sabendo que nossas crianças estão mais seguras dos vírus e bactérias que assombram nessa idade”, frisou Daiane, mãe de quatro filhos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Proprietários devem ligar seus imóveis às novas redes de esgoto


Atender toda Macaé com sistema de esgotamento sanitário até o próximo ano é uma das metas prioritárias da Prefeitura. Mais de 10% da população do município já conta com esgoto tratado em nível avançado, por meio da Parceria Público Privada (PPP) com a Odebrecht Ambiental e sob a fiscalização da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane). Entretanto, esse percentual poderia ser ainda maior, caso todos os moradores beneficiados com as redes públicas de coleta ligassem suas residências a elas. Essa iniciativa é necessária para a melhoria da qualidade da saúde da população e ainda para a preservação do meio ambiente. 
Em caso de comprovada insuficiência econômica dos proprietários ou dos moradores do imóvel, o serviço poderá ser custeado pela Prefeitura. Para isso, será necessário apresentar, em até cinco dias úteis após a notificação, um requerimento escrito e fundamentado que comprove sua situação econômica. Caso sejam esgotados todos os prazos para os recursos nas distintas situações, haverá cobrança de multas de um salário mínimo (para cada unidade residencial unifamiliar); dois salário, para unidades comerciais ou multifamiliares (em caso de condomínios), e três, para industriais. A Esane alerta que toda água proveniente de calhas coletoras de chuva e piscinas deverá ser direcionada para a galeria de águas pluviais, sendo proibido seu lançamento na rede coletora de esgoto.

domingo, 17 de agosto de 2014

Guarda Municipal fará patrulhamento colaborando com PM


Foi homologado, na segunda-feira (11), o Projeto de Lei Federal 39/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com essa legislação, os municípios têm dois anos para se adequarem a nova incumbência dos agentes de realizarem patrulhamento preventivo, podendo atuar em situações de violência como, por exemplo, assalto a transeunte e roubo de veículos. A partir do dia 8 de setembro, em fase experimental, os guardas municipais já trabalharão não armados em rondas motorizadas como observadores no centro da cidade. A tática inicial será o acionamento da Polícia Militar em casos de ocorrências.

sábado, 16 de agosto de 2014

Curso “A arte de contar histórias-contadores de histórias mirins”


Reforçar o interesse pela leitura, revelar talentos e capacidades de expressão oral e interpretação. Este é um dos objetivos do curso “A arte de contar histórias-contadores de histórias mirins”, que foi lançado nesta sexta-feira (15), na sede da Secretaria de Educação. A contação, que aguça imaginação, também integra alunos nas salas multiuso, salas de leitura e bibliotecas das escolas municipais.


A nova programação, ministrada pelos integrantes do Grupo de Referência de Leitura e Formação de Leitores, é dirigida aos alunos das turmas de 6º ao 9º ano de escolaridade da rede municipal. O curso acontece semanalmente até o dia 17 de outubro, na sede da secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. Os estudantes participam do módulo no horário divergente ao das aulas.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Água da Serra já é monitorada pelo laboratório da Esane

A Prefeitura de Macaé, através da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), realizou um sonho dos biólogos e técnicos que monitoram a água que chega às casas e pontos comerciais na serra macaense, montando um laboratório para esse importante serviço, que beneficia quem reside ou visita os distritos serranos. O laboratório já funciona na base da Esane, próxima à Estrada E-9, no Novo Horizonte. Para transformar esse sonho em realidade, várias etapas foram seguidas, da limpeza à montagem do espaço.

A importância da abertura do laboratório está no trabalho da Esane no saneamento básico na serra, destacando a captação e o tratamento de água. A Empresa opera 12 sistemas de abastecimento de água na região. Dentre eles, duas são estações completas de tratamento, a ETA de Córrego do Ouro e a ETA de Trapiche, servindo cerca de dez mil pessoas.

Segundo a Esane, o monitoramento da água, além de levar conforto à população, é uma ação de saúde pública, já que a água tratada diminui risco de doença de veiculação hídrica, mas não basta tratar, é preciso acompanhar os padrões de potabilidade e se está de acordo com os padrões de qualidade que atendam à Portaria do Ministério da Saúde 2914/214, que preconiza que toda água destinada a consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade. Essa portaria foi a meta seguida pela Esane para montar o laboratório, monitorar e através das análises, orientar a operação e mitigar os riscos à saúde.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Atletas da rede municipal se classificam para etapa nacional dos Jogos da Juventude

Atletas da rede municipal de ensino se destacaram na etapa estadual do programa federal “Atleta na Escola”, realizada na sexta-feira (8) e sábado (9), no Rio. A programação envolveu alunos da categoria de 12 a 14 anos, da modalidade de atletismo, categoria A, na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, com competições de velocidade, resistência, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardos e revezamento. Participaram cerca de 400 alunos de 30 escolas de todo o estado do Rio de Janeiro. Os estudantes Talita Nascimento Silva (medalha de ouro nos 75 metros com barreiras) e Nathan Portugal Duarte (prata nos 80 metros com barreiras e bronze no hexatlo) foram classificados para a etapa Nacional dos Jogos Estudantis. 

A etapa nacional, intitulada "Jogos da Juventude", será realizada entre os dias três a oito de setembro, em Londrina, no Paraná. Com a classificação para a fase organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os alunos representantes do Ciep Municipalizado Maringá terão possibilidades de conquistar a classificação geral do atletismo dos Jogos Estudantis. Também foi premiado o aluno David de Oliveira Brandão (4º lugar no salto em altura e bronze nos 80 metros com barreiras).

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Mobilidade faz ações para fluidez no trânsito

Para melhorar o fluxo de veículos que trafegam diariamente por vias importantes do município, a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza uma série de ações para dar mais fluidez ao tráfego de veículos. Uma das medidas adotadas em caráter experimental estipulado para uma semana, passa a valer a partir da manhã desta quarta-feira (13), na Rua Gastão Henrique Schueler, no bairro Novo Botafogo. Os condutores que costumam passar pelo local devem estar atentos e manter a cautela para evitar acidentes.


A partir das 6h, a Gastão Henrique Schueler será fechada ao trânsito de veículos na rotatória do trevo das bandeiras, para quem segue no sentido Rodovia do Petróleo. Com o bloqueio, todos os veículos oriundos da Gastão Henrique Schueler, ao chegar ao acesso do trevo, deverão fazer a conversão à direita e seguir pela Linha Azul (sentido Ajuda) até o primeiro contorno. A partir daí, terão que seguir pela outra pista da Linha Azul (sentido trevo das bandeiras), para que, aí sim, tenham acesso à Rodovia do Petróleo.

O trânsito para quem segue na Linha Azul, sentido Rodovia do Petróleo, e para quem vem da Linha Verde, estará livre, evitando o transtorno causado pelos condutores que necessitam cruzar a pista de forma menos segura. A alteração seguirá até às 9h. Já no período da tarde, não haverá nenhum bloqueio neste trecho.

Por ser um local com grande fluxo de veículos, três agentes atuarão no local para orientar os condutores, além de garantir a fluidez e a segurança viária. Serão utilizadas duas viaturas e equipamentos de sinalização (bloqueios físicos) indicando a proibição de conversão.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Banda Musical de escola macaense ganha medalha de bronze em Mundial

A Banda Musical do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro conquistou a medalha de bronze, na categoria especial, no Campeonato Mundial de Bandas e Marchas Show, em Bragança Paulista, São Paulo. O evento, organizado pela World Association of Marching Show Bands, contou com a avaliação de dez jurados internacionais, de países como Malásia, Canadá, Estados Unidos e Alemanha. Os macaenses se destacaram nos quesitos visual, efeito musical e desempenho, conseguindo o índice técnico de 75.7, considerada a melhor pontuação das bandas representantes do Estado do Rio de Janeiro.


Os 130 integrantes da corporação (músicos, coreográfico e ginastas) competiram com bandas consagradas do Brasil e de países como Alemanha, Canadá, Colômbia, Guatemala, Polônia, Uruguai e Venezuela. O grupo é o primeiro de Macaé a participar de um Campeonato Mundial de Bandas, que abrangeu as categorias harmonia, especial, fanfarras, marcial e Drum Corps.

Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o evento, com apresentação de fanfarras coreografadas. Para participar do campeonato em São Paulo, a Corporação do Ciep Oscar Cordeiro ensaiou diariamente nos últimos meses. A Banda conta com a coordenação dos maestros Anderson e Alessandro Adolfo e da coreógrafa Quelen Vitorino.
http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/banda-musical-de-escola-macaense-ganha-medalha-de-bronze-em-mundial

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Candidatos a presidente no Jornal Nacional

Os quatro candidatos à presidência da República com melhor desempenho nas pesquisas vão participar de entrevistas no Jornal Nacional a partir desta segunda-feira, dia 11. Cada candidato terá 12 minutos. O primeiro a ser entrevistado é Aécio Neves (PSDB). Um sorteio que foi acompanhado por representantes dos candidatos determinou a ordem de participação no JN.

Vamos conferir - nosso voto é que muda o país!

sábado, 9 de agosto de 2014

Feira de animais: Edição Especial Dia dos Pais

A praça Washington Luiz recebe, neste sábado (09), a edição especial Dia dos Pais da Feira de Doação de cães e gatos. O evento, organizado pela Associação Macaé Amiga dos Animais, em parceria com a Prefeitura de Macaé, vai das 9h às 14h.

De acordo com o a Associação, os animais são doados já vacinados e vermifugados. A equipe organizadora lembra que a feira acontece todo último sábado de cada mês, excepcionalmente, em agosto, serão duas edições, sendo a próxima no dia 30.

Para adotar o interessado passa por uma entrevista e deve apresentar comprovante de residência, CPF e RG, ter mais de 18 anos e assinar o termo de guarda responsável na forma da lei.

Prefeitura lançará Portal de Licenciamento


Para garantir maior transparência às normas e legislação, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) irá lançar, nesta terça-feira (12), às 10h, o Portal de Licenciamento da Prefeitura. A ferramenta proporcionará acesso à informação para o contribuinte, que encontrará formulários padrão e listagem com documentos necessários para protocolo de requerimentos.


De acordo com informações do Fumdec, o Portal de Licenciamento também democratizará a informação, além de proporcionar celeridade ao processo. As formas de acesso podem ser pelo link ou banner na página principal da Prefeitura e menu de opções no endereço eletrônico do Fumdec.

Os interessados podem encontrar instruções de Licenciamento AmbientalFuncionamentoObras e Vigilância Sanitária. A legislação que compõe o conteúdo está sujeita às atualizações. Além disso, o contribuinte deve estar atento às mudanças em âmbito estadual e federal.

O evento acontecerá na sede do Fumdec, localizada na Avenida Agenor Caldas, 261, Imbetiba, Macaé. Outras informações pelo telefone (22) 2772-1779.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Abertas inscrições para 450 vagas em cursos gratuitos

 Depois de abrir 680 vagas em julho, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) inscreve, a partir desta quarta-feira (06), para mais 450 vagas em onze cursos gratuitos. As aulas, além de serem oferecidas no Cetep (na rua Alfredo Backer, 383), e na Secretaria de Trabalho e Renda (na rua Dr. Télio Barreto), os dois locais no Centro, também serão ministradas no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc (na Imbetiba), e no Centro Social do Lagomar (rua W 5, esquina da W 22, no Lagomar). O objetivo da descentralização é atender com mais comodidade a população dos bairros.


As inscrições devem ser feitas nos polos onde acontecerão as aulas. O interessado precisa apresentar documento de identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência, tudo com respectivas cópias, e ainda duas fotos 3x4. Estão disponíveis de 20 a 60 vagas nos turnos da manhã, tarde ou noite, dependendo da formação. À medida que as vagas forem preenchidas, as inscrições serão encerradas.

Os cursos de Cabeleireiro, Manicure, Pintura em Tecido, Maquiagem/Sobrancelha, Auxiliar Administrativo, Corte e Costura, Mimos e Lembranças, Tricô/ Crochê, Vagonite e Hidrojatista terão início neste mês; e o de Soldador (integral), em setembro. Para esse curso será necessário ser maior de 18 anos. Já o pré-requisito do curso de Hidrojatista é a conclusão do de Pintor Industrial. Todas as qualificações exigem Ensino Fundamental completo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Alunos da rede municipal participam de etapa estadual do “Atleta na Escola”

Os alunos que venceram a primeira etapa municipal do “Atleta na Escola”, em Macaé, participam na próxima sexta-feira (8) e sábado (9), no Rio de Janeiro, de mais uma etapa estadual do programa federal. A competição vai envolver alunos da categoria de 12 a 14 anos, da modalidade de atletismo, categoria A. A programação, que será realizada na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, terá competições de velocidade, resistência, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardos e revezamento.


Vinte e quatro alunos vão fazer parte da etapa estadual. Deste total, cerca de 20 são representantes do Ciep Municipalizado Maringá. Além de desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre os estudantes da educação básica, o programa abrange três etapas; escolar, municipal/regional e estadual. Os estudantes que apresentarem melhor colocação na fase estadual estarão automaticamente classificados para os Jogos Escolares da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em Macaé, os estudantes que participaram das competições de atletismo são das seguintes unidades; Sana, Eraldo Mussi, Engenho da Praia, Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e Leonel de Moura Brizola, Generino Teotônio de Luna, Professora Maria Letícia Santos Carvalho e Ciep Municipalizado Maringá. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o "Atleta na Escola" contribui para a democratização do acesso ao esporte e identificação de talentos.

O município é um que se destaca na região por aderir ao programa federal que tem o objetivo de incentivar a prática esportiva dos jovens alunos na faixa de 12 a 17 anos. As competições dos gêneros masculino e feminino, que aconteceram no mês de julho, na sede do Forte Marecha Hermes e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, animaram torcidas, dirigentes e profissionais da área de Educação Física.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Saúde inicia novas ações de controle do pernilongo

A Secretaria de Saúde de Macaé iniciou nesta segunda-feira (04) o trabalho de controle do Culex (pernilongo). Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão um trabalho contínuo nos principais canais da cidade com a aplicação de larvicida biológico.

O itinerário dos agentes começou nesta segunda-feira no canal do Capote, ao longo da Linha Verde e na rua Vitória Régia, na Nova Aroeira. Já na terça-feira (05), a pulverização será no canal do bairro da Glória. Nos dias seis, sete e oito a equipe concentrará os trabalhos no canal Macaé-Campos nos bairros Parque Aeroporto, Jardim Carioca e Ajuda.
O coordenador do CCZ, Ramon Bouças explica que a aplicação do larvicida biológico nas margens dos canais está sendo feita por três agentes, que utilizam bombas de pulverização manual contendo o produto e por ser biológico não causa nenhum impacto ambiental.
- O trabalho de pulverização é muito mais eficiente que a aplicação de inseticidas através do carro fumacê, que só controla a população de mosquitos adultos, e pode causar impacto ambiental. O método de controle com o lançamento de biolarvicida direto no espelho d'água dos canais, diminui consideravelmente a infestação de larvas do pernilongo que tem predileção por águas sujas e com pouco movimento. Desta forma impedimos que o mosquito nasça -, frisou.

A pulverização obedecerá um intervalo de 15 dias para uma nova aplicação. Para observar os pontos mais críticos, haverá o monitoramento de 100 em 100 metros na extensão dos canais através da coleta de amostras da água para se detectar a quantidade de larvas.


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

HPM realiza segunda captação de órgãos de 2014

O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) realizou, na última quinta-feira (31), a segunda captação de órgãos de 2014. Foram retirados da doadora os rins e, pela primeira vez, as córneas, após ter morte encefálica comprovada. O trabalho contou com a parceria da Central de Transplantes do Rio de Janeiro. A equipe se deslocou a Macaé onde foi feito todo o procedimento. Os órgãos foram encaminhados para os hospitais credenciados em transplante, na capital. 

A doadora foi Ana Clara de Fátima e Sousa Coelho, uma criança de 5 anos. Os pais de Ana Clara, Adejair Coelho e Fabíola Sousa, ainda bem abalados com o falecimento da filha disseram sentir que a doação de órgãos era um desejo da menina, pois ela sempre distribuiu alegria. Então, essa foi a forma que encontraram de passar a outras famílias uma chance de serem felizes. “Penso primeiramente na família. Se podemos ajudar dessa forma, não seremos egoístas. Ana sempre foi uma criança espontânea e feliz. Eu e minha esposa concordamos imediatamente com a doação, pois entendemos que esse era o desejo de nossa filha”. E frisou: “Acho importante as pessoas se conscientizarem a aderir esse gesto de amor”.