terça-feira, 9 de setembro de 2014

Primeiro segmento da rede municipal se destaca no IDEB


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou, neste domingo (07), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos aos municípios referente ao ano de 2013. O Ideb mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os índices reúnem dados das redes públicas (estadual e municipal) e privada. 

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. 

Números de Macaé

Unidades municipais de ensino de Macaé se destacaram entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB do primeiro segmento (1º ao 5º ano) divulgado de sexta-feira (5) para sábado (6). Entre elas, estão a Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), que alcançou a média 6.6, meta prevista para o ano de 2019.

Outra novidade é que cinco escolas municipais do primeiro segmento já atingiram a meta proposta para 2022. São elas: Dolores Garcia Rodriguez, Lions, Fazenda Santa Maria, Interagir e Alvarez Parada. Já no segundo segmento (6º ao 9º), o destaque foi o Colégio Municipal do Sana que teve 5.0, superando o índice estabelecido de 4.2 para 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário