Considerado um dos melhores meios de transporte, a bicicleta é uma alternativa que contribui para a redução de emissão de gases tóxicos no meio ambiente, traz benefícios para a saúde e não tem muitos gastos financeiros.
Além disso, ela pode ajudar a melhorar a questão da mobilidade urbana. Ampliar a quantidade de ciclovias é uma forma de estar mantendo a segurança dos ciclistas e incentivando cada vez mais o uso da bicicleta.
Diante disso, a prefeitura vem implantando o Plano Cicloviário de Macaé. O município é o terceiro do estado a aderir ao programa "Rio - Estado da Bicicleta", criado pela secretaria Estadual de Transporte.
Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar à população uma infraestrutura capaz de garantir o desenvolvimento da mobilidade alternativa de forma consciente e segura, incentivando cada vez mais o uso da bicicleta.
Mas não basta investir apenas em ciclovias/ciclofaixas, também é preciso disponibilizar locais específicos para bicicletas, os chamados bicicletários. Um dos pontos que carece disso é a região central da cidade. Na manhã desta terça-feira (16), a nossa equipe de reportagem percorreu algumas ruas do Centro e fez alguns flagrantes da falta desses espaços.
Os poucos bicicletários que ainda resistem ao tempo estão superlotados, não dando conta da demanda. Um deles fica situado próximo ao Calçadão. Sem ter onde deixar a sua bicicleta, muita gente acaba confessando que prefere utilizar outros meios de transporte, como o ônibus e o carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário