sexta-feira, 14 de junho de 2013

Paraíso das águas

Na Serra da Macaé, entre os municípios de Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Trajano de Moraes, em altitudes que variam entre 300 e 500m, que lhe confere um clima agradável durante todo o ano, com temperaturas entre 18°C e 24ºC na maior parte do ano e calor bem distribuído o ano inteiro, no inverno, a temperatura varia de 10ºC à 18ºC, está o Sana, 6º Distrito de Macaé. 



Estrategicamente situado dentro do mapa do Estado do Rio, fica próximo do Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu e toda a Região dos Lagos, há menos de 2 horas, onde Casimiro de Abreu equivale à principal porta de entrada, distando apenas a 25 km dali, pela estrada Serra Mar (RJ-142), já asfaltada.

Veja as principais rotas de acesso ao Sana em nossa página de “mapas”.

Pode-se dizer que o distrito do Sana é dividido em três regiões distintas: Barra do Sana (no encontro do rio Sana com o rio Macaé); Arraial do Sana, onde se encontra a maior parte da população e Cabeceira do Sana (onde nasce o rio Sana, que corta todo o distrito, recebendo em seu curso uma dezena de pequenos e médios afluentes como o Rio Peito de Pombo onde situam-se as Cachoeiras: Sete Quedas, Mãe, Pai e o Escorrega; o Rio Andorinhas, na Cabeceira do Sana, onde se encontra a belíssima Cachoeira das Andorinhas; o Rio São Bento, cheio de lindas piscinas naturias e cachoeiras escondidas; o Córrego da Boa Sorte com sua singela queda d'água de mesmo nome; o Córrego da Glória; e outras nascentes).
Hoje, o distrito do Sana tem a melhor infraestrutura da região serrana para o turismo, com um grande número de pequenas pousadas, hotel fazenda e áreas de campings com capacidade para receber um bom número de visitantes, além de bares e restaurantes.

Toda a área do distrito é uma APA, criada pelo município e bastante avançada no seu processo de gestão, contando com um Conselho Gestor e de legislação própria, que precisa ser levada em conta, adequando-se à realidade do desenvolvimento econômico, habitacional e turístico, que vem enfrentando ao longo dos últimos anos.

Frequentado por pessoas em busca de contato com a natureza e de tranquilidade o Sana é cercado de magia e encantamento. Sendo um local bem simples você não encontrará agências bancárias, nem cabines 24hs, portanto leve dinheiro se bem que em alguns estabelecimentos comerciais os cartões de crédito já são aceitos.
Outra coisa: a telefonia celular já foi implantada no Sana e já está funcionando. Importante: se você toma algum remédio, melhor não esquecê-lo, já que a única farmácia existente no centro do Sana é pequena e para a sua tranquilidade um Posto de Saúde funciona diariamente.

Roteiros de passeio:
Por um caminho limpo e sinalizado, com trilha especial para cadeirantes, por cerca de 20 minutos, chega-se à Cachoeira do Escorrega. Para crianças que gostam de divertir-se escorregando num “toboágua” natural esta é a melhor cachoeira, possui piscinas com pouca correnteza, tornando a brincadeira segura para qualquer idade.

A Pedra do "Peito de Pombo" uma formação érochosa que vista de certos ângulos assemelha-se a um pombo pousado sobre a pedra, é o ícone ecológico de Sana e quem chega ao cume desfruta de linda vista das montanhas além do litoral de Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras. Um visual prá lá de radical!!! Entre ida e volta são sete horas de caminhada, que só pode ser só feita com acompanhamento de condutores que poderão ser contratados na Base do SANAPA.

Você pode praticar o rafting pelas corredeiras do rio Macaé, desfrutando de belas paisagens, contratando os serviços da CANOAR, cuja base de operação situa-se 6 km após Casimiro de Abreu, logo após uma ponte, do lado direito.
Contato com: gersonnunes@hotmail.com
Ruínas datadas entre o século XVII -XIX podem ser encontradas em alguns lugares na serra de Macaé. Não possuímos quaisquer informações técnicas sobre estes locais. Apenas informações coletadas de moradores e de Jane Marinho e Conceição Franco, que são duas historiadoras que trabalham no Centro Cultural de Macaé. Visite o sítio ecológico clicando aqui.

O QUILOMBO DE CARUKANGO
Poucas pessoas sabem, mas em Macaé existiu um Quilombo quase tão importante quanto ao Quilombo dos Palmares. O Quilombo de Carukango era um desses agrupamentos que ameaçavam a ordem da Colônia. Situava-se na Serra Macaense, mais precisamente num platô localizado na Serra do Deitado, parte da atual Serra da Pedra Branca. Constituindo-se em uma das maiores comunidades quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, o quilombo de Carukango desenvolvia diversas atividades agrícolas, além da caça e da pesca. Os quilombolas viviam sobre um único abrigo, em forma de barracão, e resistiram por quase duas décadas. A Equipe Desema de Turismo de Aventura está a procura de patrocínio para montar uma expedição para localização e mapeamento com GPS deste Quilombo. Entre em contato com a nossa equipe para maiores informações. Quer saber mais? Clique aqui

Maiores informações com: vava@desema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário