domingo, 30 de junho de 2013

Comemorações marcaram o Dia de São Pedro em cidades fluminenses

As homenagens a São Pedro, padroeiro dos pescadores, marcaram este sábado (29/6) no Estado do Rio. Devotos em diversas cidades realizaram missas, procissões terrestres e marítimas e shows, reunindo centenas de pessoas. 

Fonte: MacaeNews


Os eventos contaram com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj). 

Em Jurujuba, bairro de Niterói, a tradicional alvorada festiva ao som da banda militar, às 5h, convidou os moradores a participar dos festejos que este ano completaram 100 anos. No Mercado São Pedro, tradicional ponto de venda de pescado da Região Metropolitana localizado no bairro da Ponta D’Areia, mais de 500 pessoas assistiram à missa realizada no interior do estabelecimento. Duas procissões marítimas promovidas pela colônia de pescadores Z-8 e pelo Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio, ocuparam a Baía de Guanabara durante toda a manhã. 

O ritual de devoção ao santo padroeiro é passado de geração para geração. Sentimentos de orgulho pela profissão e agradecimento são as lições ensinadas por pais e avós, o que mantém viva a tradição. Há 20 anos participando das chamadas “barqueatas” – como também são conhecidas as procissões marítimas – o pescador Enivaldo Gomes Machado, 48 anos, afirmou ser uma dádiva de São Pedro ter recebido o direito de conduzir a imagem do santo em seu barco. 
- Sempre desejei ter o privilégio de levar a imagem de São Pedro na procissão. E este ano fui escolhido dois meses após comprar um novo barco. Mais que um orgulho, considero ser um sinal de sorte – disse Machado, pescador desde os 15 anos de idade, assim como dru pai. 
Alexandre Guerra Espogeiro, 44 anos, armador de pesca, também compartilha do mesmo sentimento. 
- Esta profissão na minha família chegou até a mim através do meu pai e do meu avô. Vivemos pelo amor à pesca. O trabalho hoje está difícil, mas mantemos a esperança de que vai melhorar - afirmou. 

Eventos aconteceram em diversos pontos do estado Ainda em Jurujuba, a Secretaria de Desenvolvimento Regional aproveitou o centenário da festa para anunciar a contratação de um projeto executivo com a finalidade de revitalizar a atividade da pesca artesanal local. Orçado em R$ 1.101.037, o documento será elaborado em nove meses. As obras estão previstas para começar em 2014. 

A iniciativa vai proporcionar aos pescadores e moradores melhorias na infraestrutura urbana, no equipamento público urbano e, principalmente nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. Serão instalados atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de locais para manipulação e armazenamento do pescado. 

- As obras vão trazer melhorias para todos. Os pescadores terão melhores condições de trabalho e os moradores, um bairro mais organizado e limpo. Jurujuba é um importante cartão-postal de Niterói, com uma linda paisagem e restaurantes conhecidos. Acredito que as mudanças também vão trazer ainda mais turistas - explicou o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto. 

O conceito era explicado pelos técnicos da secretaria aos que visitaram o estande institucional, localizado em frente à colônia Z-8. 

Em Copacabana, no Rio, a festa foi dupla. A colônia Z-13, localizada próxima ao posto 6, comemorou também seus 90 anos de existência. No local, técnicos da Fiperj orientaram os participantes das festividades sobre os benefícios do consumo de pescado. 
As cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Iguaba Grande e Cabo Frio também realizaram atividades para lembrar a data.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura de Macaé oferece mais de 1600 vagas de emprego nesta semana

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda, oferece para esta semana centenas de vagas de empregos para os profissionais que procuram por uma colocação no mercado de trabalho. São 1.631 vagas em diversas áreas para ambos os sexos.

Para fazer o cadastro na Central do Trabalhador de Macaé (CTM) é necessário comparecer no endereço: Rua Dr. Télio Barreto, 28, no Centro, munido de documentos originais (carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho) e currículo atualizado. O horário de atendimento ao público é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (22) 2762.4518, 2796-1226.
Se preferir, o trabalhador pode realizar o pré-cadastro no portal da prefeitura: macae.rj.gov.br/trabalhoerenda . Para validar o cadastro é necessário comparecer na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, que fica no mesmo endereço.
Confira abaixo a listagem completa das vagas:
REPRESENTANTE DE ATENDIMENTO 500
PEDREIRO 89
SERVENTE DE OBRAS 61
MONTADOR DE ANDAIMES 57
CALDEIREIRO 51
ELETRICISTA FORÇA/CONTROLE 50
VENDEDOR 47
BOMBEIRO HIDRÁULICO 45
CARPINTEIRO 45
AJUDANTE DE COZINHA 36
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 29
MANICURE 27
CORRETOR DE IMÓVEIS 26
ATENDENTE 24
AJUDANTE 20
ASSISTENTE DE VENDAS 20
MOTOBOY 20
MOTORISTA D 18
GARÇOM 16
COZINHEIRO 15
PADEIRO 14
MAÇARIQUEIRO 12
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 12
MECÂNICO AUTOMOTIVO 11
BOMBEIRO CIVIL 10
COZINHEIRO (OFFSHORE) 10
PESSOA COM DEFICIÊNCIA – REPRESENTANTE DE ATENDIMENTO 10
REVISOR 10
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES 10
VENDEDOR EXTERNO (TELEFONIA) 10
CUMIM 8
DEPILADORA 8
ELETRICISTA AUTOMOTIVO 8
OPERADOR DE CAIXA 8
INSTRUTOR DE INFORMATICA 7
AJUDANTE DE MOTORISTA 6
LAVADOR DE VEÍCULOS 6
MARCENEIRO 6
MOTORISTA E 6
AJUDANTE DE COZINHA (OFFSHORE) 5
AUXILIAR DE LIMPEZA 5
CHURRASQUEIRO 5
PADEIRO (OFFSHORE) 5
PIZZAIOLO 5
RECEPCIONISTA 5
AUXILIAR DE COZINHA 4
AUXILIAR TÉCNICO 4
BORRACHEIRO 4
ENTREGADOR 4
INSTRUTOR EM GESTÃO EMPRESARIAL 4
LANTERNEIRO 4
MECÃNICO INDUSTRIAL 4
MOTORISTA C 4
SALADEIRA 4
ACABADOR 3
AÇOUGUEIRO 3
AJUDANTE DE MARCENEIRO 3
AJUDANTE DE PADEIRO 3
BALCONISTA 3
CABELEIREIRO 3
COPEIRO 3
CORTADOR 3
DOMÉSTICA 3
ELETRICISTA 3
MECÂNICO EM REFRIGERAÇÃO 3
MEIO OFICIAL DE MECÂNICO EM REFRIGERAÇÃO 3
OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA 3
PINTOR AUTOMOTIVO 3
PROFESSOR DE INGLÊS 3
PROMOTOR DE VENDAS 3
RECEPCIONISTA DE CARTÃO 3
SALGADEIRO 3
ZELADOR 3
AJUDANTE DE CHURRASQUEIRO 2
AJUDANTE DE INSTALAÇÃO 2
AJUDANTE DE MECÂNICO AUTOMOTIVO 2
AJUDANTE DE MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 2
AJUDANTE DE MONTADOR 2
AJUDANTE DE PIZZAIOLO 2
AUXILIAR DE MARCENEIRO 2
AUXILIAR DE PERECÍVEIS 2
AUXILIAR DE PINTURA AUTOMOTIVA 2
CAMAREIRO 2
CASEIRO 2
CHAPEIRO 2
CONFEITEIRO 2
CONSULTOR DE VENDAS 2
COSTUREIRA 2
CUMIN 2
DOCEIRO 2
GERENTE 2
INSTRUTOR DE INGLÊS 2
INSTRUTOR INGLÊS E/OU PORTUGUÊS 2
MAGAREFE 2
MECÂNICO 2
MONTADOR DE MÓVEIS 2
OPERADOR DE CAIXA 2
OPERADOR DE MÁQUINAS (NÍVEL 2 ) 2
OPERADOR DE PRENSA 2
PEDREIRO BLOQUEIRO 2
PESSOA COM DEFICIÊNCIA – AJUDANTE DE ELETRICISTA INDUSTRIAL 2
PESSOA COM DEFICIÊNCIA – ELETRICISTA INDUSTRIAL 2
PROMOTOR DE EVENTOS 2
TÉCNICO EM IMPRESSORAS 2
TÉCNICO EM INFORMÁTICA 2
VISTORIADOR 2
AJUDANTE DE ELETRICISTA 1
AJUDANTE DE MARCENARIA 1
AJUDANTE DE MARMORARIA 1
AJUDANTE DE MECÂNICO 1
AJUDANTE DE PEDREIRO 1
AJUDANTE DE PINTURA INDUSTRIAL 1
ALMOXARIFE 1
ANALISTA DA INFORMAÇÃO II 1
ASSISTENTE COMERCIAL 1
ASSISTENTE CONTÁBIL 1
ASSISTENTE DE RH 1
ASSISTENTE OPERACIONAL DE MERCHANDISING VISUAL 1
ATENDENTE COMERCIAL PLENO 1
AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1
AUXILIAR DE FUNILEIRO 1
AUXILIAR DE JARDINAGEM 1
AUXILIAR DE LOGÍSTICA 1
AUXILIAR DE PINTOR PREDIAL 1
AUXILIAR DE SALÃO 1
AUXILIAR EM ACABAMENTO GRÁFICO 1
COORDENADOR DE PROJETOS 1
COZINHEIRO (A) 1
DESIGNER I 1
DIARISTA 1
ENGENHEIRO ELETRICISTA 1
ENGENHEIRO MECÂNICO 1
ESTÁGIO – COMUNICAÇÃO 1
ESTÁGIO – TÉCNICO EM LOGÍSTICA 1
ESTOQUISTA 1
FISCAL DE LOJA 1
FISIOTERAPEUTA / PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1
FORNEIRO 1
FRESADOR 1
HIDROJATISTA 1
IMPRESSOR OFF SET 1
INSPETOR DE LP/PM 1
INSTALADOR DE ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS 1

Embratel poderá determinar livremente tarifas de ligações internacionais a partir do ano que vem

A concessionária de telefonia fixa Embratel poderá determinar livremente as tarifas para ligações internacionais a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Anteriormente, o início da liberdade tarifária estava previsto para janeiro de 2016, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu hoje (27) antecipar o prazo. 

Fonte: MacaeNews

O relator da proposta, conselheiro Jarbas Valente, explicou que as operadoras de telefonia fixa vêm sofrendo concorrência de outros tipos de serviços que possibilitam a comunicação de voz a longa distância utilizando a internet, como Skype, Viber e Facebook.

“A área técnica entendeu que não daria para aguardar o prazo porque a situação e a competição, não apenas intrasetorial, mas todas elas estão sofrendo competição do incremento da banda larga no Brasil, o que está inviabilizando o crescente aumento das dificuldades de oportunidades para que as empresas possam ter preços menores”, disse o conselheiro.
As novas regras valem apenas para o serviço de telefonia fixa prestado em regime público, portanto, a medida só atinge a Embratel, que é única concessionária da modalidade longa distância internacional. A liberdade tarifária não atinge as chamadas telefônicas locais, nem de longa distância nacional (interurbanos). 

A Anatel também decidiu hoje colocar em consulta pública por 30 dias a minuta do edital de leilão de quatro posições para lançamento de satélites de comunicações. As empresas terão prazo de quatro anos para colocar os satélites em órbita.
Agência Brasil

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Câmara de Vereadores de Macaé, Norte do Estado do Rio de Janeiro, aprovou por unanimidade, a criação de uma Comissão da Verdade para apurar crimes políticos cometidos no município durante a ditadura militar. 

A proposta é levantar elementos de convicção para subsidiar o trabalho da Comissão da Verdade instituída em âmbito estadual, pela Assembléia Legislativa, e em âmbito nacional pelo governo Dilma Rousseff.
O projeto do vereador Luciano Diniz (PT), que foi aprovado em plenário na sessão da última terça-feira, dia 27, agora segue para sanção do prefeito Aluízio Júnior (PV).
De acordo com o vereador, a finalidade é fazer com que casos sobre violações aos Direitos Humanos praticados no período de 1961 a 1985 no município, sejam comprovados por meio de consultas aos documentos oficiais e ouvindo relatos de testemunhas.
A Comissão será formada por membros indicados pelo poder executivo, legislativo, pela 15ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Macaé e pela Associação dos Ferroviários da cidade de Macaé. Deverão participar da Comissão dois vereadores recomendados pelo presidente da Câmara; dois advogados atuantes em Macaé, indicados pela OAB; umadvogado na cidade de Macaé atuante no Rio de Janeiro, indicado pela seccional da OAB no Estado e dois membros indicados pela sociedade civil.
A comissão terá um prazo de dois anos, a partir da sua instalação, para apresentar um relatório conclusivo sobre o levantamento.
Fonte: Macaé News

Imprensa mundial destaca título do Brasil

A imprensa esportiva espanhola assumiu a superioridade do Brasil na final da Copa das Confederações e nas capas dos jornais passa de manchetes como "Voltaremos" à "Coroação de Neymar", jogador do Barcelona a partir da próxima temporada. 




Os dois jornais madrilenos coincidem na expressão "Voltaremos", enquanto os editados em Barcelona falam em coroar Neymar, essencial na vitória por 3 a 0 sobre a equipe de Vicente del Bosque. 

"Espanha foi varrida pelo Brasil, mas como disse Macarthur... Voltaremos!" é o título da capa do "As" sobre uma fotografia na qual Marcelo e Neymar acabam de consolar Sergio Ramos e Pedro Rodríguez, respectivamente, e Iker Casillas faz o mesmo com o zagueiro sevilhano. 
Além disso, este jornal diz que "Neymar confirmou sua condição de estrela mundial". "Espanha naufraga no Maracanã e encontra com o Brasil no Mundial 2014. Voltaremos...", reflete o "Marca" em sua capa, sobre uma foto de Iker Casillas tombado no gramado e outra imagem de Neymar, do que reflete que jogou um "partidaço" e foi declarado "melhor jogador da Copa das Confederações". 

"Campeão Neymar" é a manchete escolhida pelo "Sport" sobre uma fotografia do brasileiro com os braços em cruz e olhando para o céu do Rio de Janeiro. Além de admitir também que o "Brasil varreu a Espanha", afirma que Neymar "marcou um golaço e foi o melhor. O novo craque do Barça fez uma exibição na final e conduziu a sua seleção à vitória", por sua vez considera que a "Espanha não pôde fechar o círculo" e que "a seleção de Del Bosque mostrou sua pior face e ficou sem a chance de completar sua era de vitórias". 

Na Argentina, o Olé, sempre provocador, dessa vez definiu a atuação verde-amarela como "manifestação de futebol", em referência aos protestos que tomaram o país durante o torneio. O italiano La Gazzetta Dello Sport informou que "o Brasil de Neymar e Fred humilhou a Espanha". No A Bola, de Portugal, a mensagem era: "Espanha não resiste a Neymar". ( O Dia)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Programa Saúde na Escola segue com atividades no Colégio Municipal Balneário Lagomar, em Macaé

Integração e articulação permanente das áreas de Educação e Saúde na rede municipal de ensino. Esta é uma das finalidades do Programa Saúde na Escola (PSE), que segue no atendimento às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Municipal Balneário Lagomar, situado no Lagomar.
Fonte: EncontraRJ
A ação, que faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola, segue até quinta-feira (27), sempre a partir das 18h30min. O trabalho conta com apoio da equipe do Estratégia Saúde Família (ESF). O PSE também tem a intenção de contribuir para a formação integral dos alunos, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao pleno desenvolvimento de crianças e jovens.
Para a realização das atividades, o comprometimento e o diálogo entre a comunidade escolar e equipes participantes são consideradas essenciais.
O Programa Saúde na Escola visa à promoção das atividades e a articulação entre as redes municipal de ensino e rede básica de saúde. O governo municipal pontua o PSE como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas voltadas para o bem-estar, saúde e cidadania em prol da melhoria da qualidade do ensino.
No decorrer da ação do PSE, no Colégio Municipal Lagomar, os alunos contam com atividades como palestra sobre “Sexualidade”, ministrada pelos representantes da Secretaria de Educação. O trabalho também conta com apoio da Coordenação Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, que vai abordar assuntos como “Fatores de Proteção contra as Drogas” e “Alcoolismo”.
Outra atividade que faz parte da semana é a oficina “Educação para o consumo”, que destaca assuntos como hábitos alimentares, cuidados com a ingestão excessiva de produtos industrializados e os efeitos.
Na lista de atividades também estão avaliação para índice de massa corporal e teste de acuidade visual, ministrados pelos integrantes do Programa Estratégia Saúde Família e secretaria de Educação. A proposta é que todos os alunos que apresentarem alteração visual sejam encaminhados pelo ESF para o serviço especializado de oftalmologia da Prefeitura de Macaé.
As atividades do programa já foram realizadas junto aos alunos do primeiro ao quinto anos nas unidades Joffre Frossard, no bairro Botafogo e Teotônio Ferreira de Luna, na Virgem Santa, que também contou com a participação dos estudantes da EJA. As ações do PSE também foram ministradas nas seguintes unidades: Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro São Jorge e Tarcísio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Inscrições abertas para Conferência Municipal de Educação até 28 de junho em Macaé

Estão abertas as inscrições para a II Conferência Municipal de Educação. Os interessados podem se inscrever pelo site da prefeitura (macae.rj.gov.br) até a próxima sexta-feira (28). 



Após efetuar download da ficha de matrícula, é necessário enviar e-mail para a secretaria de Educação semed@macae.rj.gov.br. A programação vai acontecer nos dias 1 e 2 de julho, das 8h às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

A composição dos Fóruns Estaduais de Educação e dos Fóruns Municipais de Educação devem seguir a composição do Fórum Nacional de Educação.

A conferência é dirigida a representantes de segmentos ligados à educação como professores, gestores e integrantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área. O objetivo é envolver a sociedade que está envolvida com questões educacionais. A expectativa é reunir 490 participantes.
Para fazer parte da conferência, os interessados também terão que escolher um dos sete eixos temáticos que serão debatidos. Serão eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.

Na lista também estão “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” e “Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”.

A coordenação e execução da II Conferência Municipal de Educação são do Fórum Municipal de Educação (FME). Diante do trabalho do fórum, a conferência será embasada conforme o documento-referência, ou seja, uma discussão para que, se possível, sejam levadas propostas para a Conferência Nacional de Educação (II CONAE), que será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Com isso, a participação de representantes de Macaé é considerada essencial para contribuir nas proposições e deliberações mediante as políticas públicas pedagógicas que visam a melhor organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Para tratar da etapa municipal, os representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) se reúnem periodicamente com representantes da rede municipal de ensino e outros órgãos. A finalidade é destacar a importância da participação dos representantes de empresas e da sociedade civil organizada nas conferências municipal e intermunicipal.Nesta sexta-feira (21), o encontro com integrantes do FME tratou da logística e infraestrutura da conferência e contou com representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Conselho Municipal de Educação, Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, os representantes do fórum também apresentam as proposições dos eixos que fazem parte do documento-referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) para um público diverso, como dirigentes municipais e outros profissionais da Educação.

O FME é um espaço prioritário e indispensável de participação da sociedade na construção das políticas educacionais. Ele também é considerado importante ponto de articulação de decisão e deliberação coletiva para a educação nacional. O objetivo do trabalho dos representantes é efetivar a gestão democrática da educação para atender a necessidade de garantir esses espaços articulados de decisão.
Para isso, os Fóruns Estaduais articulam junto aos municípios, um trabalho de orientação, apoio e fortalecimento dos Fóruns Municipais, por meio do acompanhamento dos trabalhos e da preparação das futuras conferências.

O trabalho desenvolvido pelo fórum tem caráter permanente, dada à importância da conferência como evento de preparação, coordenação e mobilização, com vista à Conferência Nacional em 2014 (CONAE 2014).

Conferência IntermunicipalMacaé será sede da Conferência Intermunicipal, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, também no Centro de Convenções. O município é o polo seis da etapa intermunicipal, que vai abranger as cidades vizinhas de Casimiro de Abreu, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras.

O tema da conferencia é o “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

CONAE – Diante da realização do Fórum de Educação e das Conferências Municipal e Intermunicipal, o ensino de Macaé objetiva a CONAE. A participação de representantes de Macaé é considerada essencial para contribuir nas proposições e deliberações mediante as políticas públicas pedagógicas, que visam melhor organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

domingo, 23 de junho de 2013

Pesquisa brasileira revela impacto do efeito estufa na agricultura

Um dos principais produtos vendidos pelo Brasil no exterior, a carne bovina, que coloca o país no topo mundial dos fornecedores desse alimento, pode ser afetada pelo gradativo aumento da presença de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera. 


Os primeiros resultados de um estudo que faz parte do projeto Climapest da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o impacto do efeito estufa na agricultura apontam para modificações na qualidade da pastagem do gado. 
O estudo será apresentado no encontro sobre o impacto do efeito estufa Greenhouse Gases & Animal Agriculture Conference, que começa hoje (23) e vai até o dia 26 de junho, em Dublin, na Irlanda. 

Com base na quantidade presumível de CO² no meio ambiente daqui a 30 anos, pesquisadores brasileiros do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP) criaram um ambiente com alto teor desse gás e constataram que, nessas condições, a gramínea brachiaria, mais utilizada na alimentação do gado no país, cresce com mais força, porém, com menos nutrientes. 

“Com mais fibras indigeríveis, em vez de se ter mais produção de carne – porque o boi vai ter mais pasto para comer, nós poderemos ter um problema porque a queda na qualidade dessa comida levará o pecuarista a ter de investir mais”, ponderou o coordenador da pesquisa, Adibe Luiz Abdalla, professor do Cena. 

Os trabalhos foram desenvolvidos em um campo experimental da Embrapa, em Jaguariúna, na região de Campinas, a cerca de 125 quilômetros da capital paulista. Nesse local foi criado um ambiente que se prevê como realidade, no ano de 2040. Nele foram instalados 12 círculos de 10 metros quadrados nos quais foram injetados CO² que ampliaram a quantidade encontrada atualmente na atmosfera de algo em torno de 370 a 390 para cerca de 590 a 600 partes por milhão (ppm). 

O gás carbônico tem o papel de auxiliar no desenvolvimento das plantas por meio da fotossíntese. O professor Adibe estima que com mais fotossíntese haverá um aumento da biomassa. “Esse aumento da produção de biomassa no caso de forragens é interessante porque vai produzir mais e mais capim, só que esse capim pelas informações que a gente está obtendo até agora é de pior qualidade, tem mais fibra, mais componentes indigeríveis”, explicou ele. 

Isso poderia comprometer, igualmente, supõe o pesquisador, outras culturas como a do algodão, arroz, feijão, milho e trigo. Mas, segundo ele, ainda não se sabe ao certo o real impacto do efeito estufa sobre essas culturas. 

Agência Brasil

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Macaé chega aos 200 anos resgatando sua história e sua gente

Macaé completa 200 anos no próximo mês de julho, no dia 29. Para comemorar a data a Prefeitura de Macaé elaborou várias ações que têm como principal protagonista o cidadão macaense. 



O resgate da história e do povo que participou da criação da Vila de São João de Macaé há 200 anos até o município tornar-se a Capital Nacional do Petróleo será contado através de vários festejos onde o destaque será sempre a “Nossa gente, nossa história, nosso maior patrimônio”.

No dia 22 também será divulgada toda a programação da Expo Macaé 2013.
Acionamento da Iluminação do Patrimônio Histórico. Dia 05 de julho, às 19h, na Igreja de Santana, com participação do Coral da Irmandade da Igreja;
Assinatura do Termo de Tombamento da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. Dia 11 de julho, às 19h, na Lyra dos Conspiradores;
Lançamento do Livro “Nossa Gente, Nossa História, Nosso Maior Patrimônio”. Dia 18 de julho, às 19h, no Solar dos Mellos;
Caminhada Histórica Cultura. No dia 21 de julho às 8h, com saída da Praça Washington Luiz.
Culto ecumênico. Dia 21 de julho às 16h, na Praça Veríssimo de Melo.
Abertura da Expo Feira Mulher. Dia 21, logo após o culto ecumênico, na Praça Veríssimo de Melo.
Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Visconde de Araújo. Dia 8 de julho às 16h.
Entrega do Centro de Referência em Assistência Social da Barra de Macaé. Dia 9 de julho às 16h.
Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagomar. Dia 12 de julho às 10h.
Entrega da Casa dos Conselhos. Dia 15 de julho (ainda sem horário).
Desfile cívico, Sessão solene da Câmara Municipal, entre outras atividades. Dia 29 de julho, aniversário de 200 anos da Criação da Vila de São João de Macaé.


Para fazer o evento comemorativo dos 200 anos de Macaé, a Prefeitura começou, em janeiro, a fazer o levantamento de toda a sua história, com o resgate de fotografias e vídeos que traduzissem a memória de Macaé. A iniciativa da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura deu certo e o resultado é o lançamento de dois livros no mês de julho.

- Através dessas memórias e lembranças, a população pode se apropriar da história e trilhar caminhos coletivos. O conceito Macaé 200 anos é de educação patrimonial, trazer a sociedade a participar das comemorações como protagonista desses festejos. O Solar dos Mellos (Museu da Cidade) se reescreveu com a participação popular quando solicitamos a disponibilização de fotos, vídeos, entre outros tipos de documentação que contassem a história de Macaé. Nada melhor do que partir para o conhecimento da história local, apropriando-se dos valores e das identidades construídas ao longo da história, explicou a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz.

O lançamento do selo Comemorativo dos 200 anos da Criação da Vila de Macaé com apresentação do músico Ivan Lins e participação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (SP) marca o início das comemorações culturais no município. O evento acontece no dia 22, às 19h no Parque da Cidade, e também será a primeira vez na história que as bandas da Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores vão se apresentar tocando junto na mesma apresentação.

- O grande personagem/protagonista das comemorações dos 200 anos é a sociedade. Fizemos uma programação onde o conceito é trazer toda a comunidade para participar das comemorações, dos festejos, como o slogan diz “Nossa gente, nossa história, nosso maior patrimônio”, explica o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Tannus da Fonseca.


Acompanhe toda a programação dos 200 anos:

Lançamento do Selo Comemorativo dos 200 Anos da Criação da Vila de Macaé com apresentação de Ivan Lins e Orquestra Sinfônica de Heliopólis – SP. Dia 22 de junho, às 19h, no Parque da Cidade;

Inauguração do Polo de Cultura Escola Municipal de Dança, no dia 04 de julho, às 19h, na Sede Social do Fluminense Futebol Clube;


Início da Projeção 3D Mapeada da História de Macaé. Do dia 10 ao dia 19 de julho, às 19h, na fachada da Câmara Municipal de Macaé;


Assinatura do Termo de Tombamento da Sociedade Musical Nova Aurora. Dia 12 de julho, às 19h, na Nova Aurora;


Expo Macaé 2013.

Dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho, no Parque de Exposições. A Tenda da Cultura funcionará na Praça das Artes do Parque de Exposições durante a Expo Macaé com várias atrações;

Apresentação do espetáculo teatral “Princesinha do Atlântico”. Dias 26, 27, 28 e 29 de julho, às 19h, na Tenda da Cultura no Parque de Exposições;

Apresentação de Deborah Colker e o espetáculo Velox, em parceria com a Petrobras. Dia 31 de julho, às 20h30, no Parque da Cidade

Outras atividades:

Plantio de 200 mudas de macaúba. Dia 11 de julho, às 8h30 no Parque da Cidade.


Fonte: Macaé News

Ato em Macaé, RJ, pede quebra do monopólio de empresa de transporte

Manifestação conta com cerca de 5 mil pessoas, segundo organizadores.
População faz um protesto pacífico e pede melhorias para a cidade.

Fonte: G1

Manifestantes protestam por melhorias em Macaé (Foto: Júnior Costa / G1)
Manifestantes em Macaé

A manifestação em Macaé, Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, já conta com cerca de 5 mil pessoas, segundo estimativa de organizadores do protesto. Muitos policiais militares estão na porta da prefeitura da cidade para evitar qualquer ataque. Os manifestantes seguiram pela avenida Rui Barbosa e se concentraram em frente ao prédio da Petrobras, no bairro Imbetiba. Escoltada pela polícia, a passeata segue pela rodovia Amaral Peixoto em direção ao bairro Cavaleiros.
Diversos moradores da cidade seguram cartazes que pedem a quebra do monopólio da SIT, empresa de transporte público da cidade. Os manifestantes fazem um ato pacífico e protestam contra a Copa das Confederações, o aumento do preço dos combustíveis, a qualidade do transporte e também transparência na aplicação de recursos do município. Eles gritam palavras de ordem, como "o gigante acordou".
Da passeata participam muitos estudantes de ensino médio, universitários, idosos, partadores de deficiência, e até estrangeiros que atuam em empresas offshore.Os manifestantes passaram pela Rodoviária de Macaé, onde um ônibus da empresa 1001, que estava parado, mas ligado, desengrenou sozinho e, de ré, chegou a atingir alguns manifestantes. Ninguém saiu ferido, mas houve muita reclamação. O motorista pediu desculpas aos manifestantes, explicando que o carro é automático e que não teve a intenção de ferir ninguém.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Paraíso das águas

Na Serra da Macaé, entre os municípios de Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Trajano de Moraes, em altitudes que variam entre 300 e 500m, que lhe confere um clima agradável durante todo o ano, com temperaturas entre 18°C e 24ºC na maior parte do ano e calor bem distribuído o ano inteiro, no inverno, a temperatura varia de 10ºC à 18ºC, está o Sana, 6º Distrito de Macaé. 



Estrategicamente situado dentro do mapa do Estado do Rio, fica próximo do Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu e toda a Região dos Lagos, há menos de 2 horas, onde Casimiro de Abreu equivale à principal porta de entrada, distando apenas a 25 km dali, pela estrada Serra Mar (RJ-142), já asfaltada.

Veja as principais rotas de acesso ao Sana em nossa página de “mapas”.

Pode-se dizer que o distrito do Sana é dividido em três regiões distintas: Barra do Sana (no encontro do rio Sana com o rio Macaé); Arraial do Sana, onde se encontra a maior parte da população e Cabeceira do Sana (onde nasce o rio Sana, que corta todo o distrito, recebendo em seu curso uma dezena de pequenos e médios afluentes como o Rio Peito de Pombo onde situam-se as Cachoeiras: Sete Quedas, Mãe, Pai e o Escorrega; o Rio Andorinhas, na Cabeceira do Sana, onde se encontra a belíssima Cachoeira das Andorinhas; o Rio São Bento, cheio de lindas piscinas naturias e cachoeiras escondidas; o Córrego da Boa Sorte com sua singela queda d'água de mesmo nome; o Córrego da Glória; e outras nascentes).
Hoje, o distrito do Sana tem a melhor infraestrutura da região serrana para o turismo, com um grande número de pequenas pousadas, hotel fazenda e áreas de campings com capacidade para receber um bom número de visitantes, além de bares e restaurantes.

Toda a área do distrito é uma APA, criada pelo município e bastante avançada no seu processo de gestão, contando com um Conselho Gestor e de legislação própria, que precisa ser levada em conta, adequando-se à realidade do desenvolvimento econômico, habitacional e turístico, que vem enfrentando ao longo dos últimos anos.

Frequentado por pessoas em busca de contato com a natureza e de tranquilidade o Sana é cercado de magia e encantamento. Sendo um local bem simples você não encontrará agências bancárias, nem cabines 24hs, portanto leve dinheiro se bem que em alguns estabelecimentos comerciais os cartões de crédito já são aceitos.
Outra coisa: a telefonia celular já foi implantada no Sana e já está funcionando. Importante: se você toma algum remédio, melhor não esquecê-lo, já que a única farmácia existente no centro do Sana é pequena e para a sua tranquilidade um Posto de Saúde funciona diariamente.

Roteiros de passeio:
Por um caminho limpo e sinalizado, com trilha especial para cadeirantes, por cerca de 20 minutos, chega-se à Cachoeira do Escorrega. Para crianças que gostam de divertir-se escorregando num “toboágua” natural esta é a melhor cachoeira, possui piscinas com pouca correnteza, tornando a brincadeira segura para qualquer idade.

A Pedra do "Peito de Pombo" uma formação érochosa que vista de certos ângulos assemelha-se a um pombo pousado sobre a pedra, é o ícone ecológico de Sana e quem chega ao cume desfruta de linda vista das montanhas além do litoral de Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras. Um visual prá lá de radical!!! Entre ida e volta são sete horas de caminhada, que só pode ser só feita com acompanhamento de condutores que poderão ser contratados na Base do SANAPA.

Você pode praticar o rafting pelas corredeiras do rio Macaé, desfrutando de belas paisagens, contratando os serviços da CANOAR, cuja base de operação situa-se 6 km após Casimiro de Abreu, logo após uma ponte, do lado direito.
Contato com: gersonnunes@hotmail.com
Ruínas datadas entre o século XVII -XIX podem ser encontradas em alguns lugares na serra de Macaé. Não possuímos quaisquer informações técnicas sobre estes locais. Apenas informações coletadas de moradores e de Jane Marinho e Conceição Franco, que são duas historiadoras que trabalham no Centro Cultural de Macaé. Visite o sítio ecológico clicando aqui.

O QUILOMBO DE CARUKANGO
Poucas pessoas sabem, mas em Macaé existiu um Quilombo quase tão importante quanto ao Quilombo dos Palmares. O Quilombo de Carukango era um desses agrupamentos que ameaçavam a ordem da Colônia. Situava-se na Serra Macaense, mais precisamente num platô localizado na Serra do Deitado, parte da atual Serra da Pedra Branca. Constituindo-se em uma das maiores comunidades quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, o quilombo de Carukango desenvolvia diversas atividades agrícolas, além da caça e da pesca. Os quilombolas viviam sobre um único abrigo, em forma de barracão, e resistiram por quase duas décadas. A Equipe Desema de Turismo de Aventura está a procura de patrocínio para montar uma expedição para localização e mapeamento com GPS deste Quilombo. Entre em contato com a nossa equipe para maiores informações. Quer saber mais? Clique aqui

Maiores informações com: vava@desema.com.br