domingo, 4 de maio de 2014

VENHA CONHECER O SANA UMA TERRA DE IMENSAS BELEZAS E UMA VASTA DIVERSIDADE CULTURAL

Raku: cerâmica japonesa
Você encontrará muitas modalidades de arte e cultura no Sana, como o Raku: técnica em cerâmica desenvolvida no Japão no século XVI. Naquela época fazer Raku era um acontecimento social. As peças eram confeccionadas por autores anônimos em fornos coletivos. Chojiro é considerado o fundador da tradição Raku. Raku Japonês é uma técnica de queima de esmalte de baixa temperatura. Ao atingir o ponto de fusão do esmalte, retira-se a peça do forno, ainda incandescente. Manipulando seu resfriamento cria-se e efeitos fascinantes e característicos e pode ser apreciada na Repousada Sana.

Casa de Cultura Emílio Gato e Biblioteca Pública Municipal Osmar Sardenberg
Cultura onde a natureza manifesta suas belezas. No distrito do Sana, na Região Serrana de Macaé, está localizada a Casa de Cultura Emílio Gato, espaço que abriga a Biblioteca Pública Municipal Osmar Sardenberg, o Acervo Documental Argeo Victor Hugo do Brazil, a Sala de Som e Vídeo Maria de Oliveira Cêh, a Varanda de Exposições Naurivald da Costa Dames e o Espaço de Oficinas José de Jesus Júnior. Fundada em agosto de 2001, a casa tem a finalidade de ser um elo entre comunidade e o conhecimento da própria história, trabalhando ativamente o resgate de sua memória. Seu patrono foi uma das figuras mais expressivas da cultura popular do Sana. Esse artesão fabricava, entre outras peças, vários utensílios para o trabalho no campo como: peneiras, cestos, balaios, caçambas, gamelas, cajados, entre outros, em diversos materiais. Ele era também rezador e, além de benzer pessoas, atuava nas roças que eram atacadas por pragas. Além disso, Emílio Gato conhecia as indicações de ervas medicinais e produzia “garrafadas” para a comunidade.

Programa Art Luz
O Programa Art Luz propõe popularizar e produzir formas artísticas e culturais para populações, principalmente crianças e adolescentes, que habitam regiões de vulnerabilidade social procurando integrá-los à sua comunidade e dando-lhes condições de agir dentro de seu ambiente social, nas modalidades: Artesanato; Capoeira; Karatê; Dança de Rua; Sapateado; Ballet Clássico; Ginástica; Grafite; Jazz; Jiu-Jitsu; Percussão; Teatro; Violão; Pintura. Programa Art Luz acredita que a arte não deve ser entendida apenas como um instrumento para a educação, mas sim, ela sendo geradora do processo educativo. Nesse sentido, ensinar atividades artísticas engloba três grandes caminhos: educativo, profissionalizante e o de cidadania. No núcleo Sana - Casa de Cultura Emílio Gato.

Cultura Agosto do Sana
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, Turismo, Esporte e Lazer, Fundação Macaé de Cultura (FMC) e por iniciativa dos artistas do Sana promove todos os anos no mês de agosto o “Cultura Agosto do Sana”.O evento artístico cultural apresenta o talento dos artistas locais e as belezas naturais da região à todo público visitante.



Naturalmente Sana
Naturalmente Sana é um projeto cultural e educativo que ao longo da sua existência tem conseguido mostrar que a educação, esporte e a cultura são as melhores armas contra a violência. Acreditamos que através da música, da arte, do esporte é possível construir uma sociedade mais justa. Optamos pelo reggae que é um veículo musical de informação e conscientização e através da música conseguimos atingir pessoas de diferentes faixas etárias, porém tendo como alvo principal os jovens de todas as classes sociais para a reflexão sobre diferentes temas como cidadania, preservação do meio ambiente, paz e união entre os povos.

Artesanatos
Feira Cria Sana - espaço localizado em frente à praça principal do Sana, feira social de integração que funcionará de sexta a domingo, das 9h às 22h.
São dois mil metros quadrados no centro do Sana, com 17 boxes para servirem de ponto comercial a artesãos e agricultores familiares, palco para apresentações de bandas e eventos teatrais, salas de administração, além de um anfiteatro e banheiros. E outras lojas de artesanato regional como: móveis, utensílios, roupas, colares e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário