quarta-feira, 30 de abril de 2014

Papa vai enviar mensagem antirracismo para a Copa

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, revelou que o papa Francisco vai enviar uma mensagem contra o racismo para ser lida por um jogador da seleção brasileira antes da partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, contra a Croácia.
Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", a mandatária convidou o Pontífice para assistir à partida, mas como ele não poderá estar presente concordou em mandar um manifesto.
"Conversei com o Papa sobre a nossa disposição de fazer a Copa um marco mundial contra o racismo, assim como estamos conversando com líderes de todos os segmentos religiosos. Ele concordou com a nossa proposta, lamentou não poder vir ao jogo de abertura, mas se prontificou a mandar o texto para ser lido antes do jogo", afirmou Dilma.
A presidente ainda contou que outras mensagens antirracismo de líderes religiosos serão lidas nas partidas do Mundial.
"Temos de fazer dessa Copa um marco mundial contra o racismo. Temos de dizer do orgulho de sermos afrodescendentes", acrescentou. Nesta segunda-feira, a mandatária usou o Twitter para expressar seu apoio ao lateral brasileiro Daniel Alves, alvo de uma manifestação racista no último final de semana, na vitória do Barcelona sobre o Villarreal. Na ocasião, um torcedor atirou uma banana no gramado, e o lateral comeu a fruta em resposta à ofensa.
"O jogador @DaniAlvesD2 deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. O Brasil na CopadasCopas levanta a bandeira do combate à discriminação racial. Vamos mostrar que nossa força, no futebol e na vida, vem da nossa diversidade étnica e dela nos orgulhamos", escreveu Dilma.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Prefeitura aplica 6.900 doses de vacina contra gripe no sábado em Macaé

A Secretaria de Saúde aplicou 6.900 doses de vacina contra a Influenza, no sábado (26), Dia D da Campanha, atingindo 20% da meta. Quem ainda não se vacinou pode ficar tranquilo, pois os 34 postos de saúde do município estarão realizando a campanha até o dia 09 de maio. A meta é vacinar 46 mil pessoas de todos os grupos.
Terão que tomar a vacina, idosos com mais de 60 anos de idade, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde recebeu 22 mil doses.
Para receber a vacina, os pacientes com doenças crônicas precisam apresentar uma prescrição médica, como receituário ou encaminhamento - cópia e original - na hora da vacinação. Para os demais, basta apenas levar a carteirinha de vacinação.
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção, eritema e induração. Os efeitos passam, na maioria das vezes, em até 48 horas.
Sintomas e prevenção
A transmissão do vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, o vírus pode ser transmitido através das mãos ou de objetos contaminados, quando esses entram em contato com mucosas; nariz, olhos e boca.
Algumas medidas podem ajudar na prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Se tiver qualquer um desses sintomas, a recomendação é a de procurar um serviço de saúde imediatamente. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus.
A orientação vale para pessoas vacinadas. Os principais sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta. Dor de cabeça, dor muscular e nas articulações também podem indicar a doença. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Postos de vacinação:
Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas (Rua Tenente Coronel Amado, S/N Centro)
Pronto socorro aeroporto (Rua Curunhango Ant R 87, S/N)
ESF Córrego do Ouro (Rua Principal S/N)
ESF Trapiche (Rua Comandante Gerson S/N)
ESF Glicério (Rua Arquiteto Luiz Pinto S/N)
ESF Frade, Crubixás, Boa Alegria (Rua Principal S/N)
ESF Sana+ Cabeceira do Sana (Rua Principal S/N)
ESF Bicuda Grande (Rua Principal S/N)
ESF Bicuda Pequena (Rua Principal S/N)
ESF Areia Branca (Rua Principal S/N)
ESF Virgem Santa (Rua Principal S/N)
ESF Imburo (Rua Principal S/N)
ESF Fronteira  A (Rua Francisco Tereza Filho, nº 90)
ESF Fronteira B ( Rua Amaral Peixoto, nº 1648)
ESF Lagomar A (Rua Principal (atrás da UPA)
ESF Lagomar B (Rua W 18, S/N)
ESF Nova Holanda A (Rua Medeiros, nº 656)
ESF Nova Holanda B (Rua Medeiros, nº 656)
ESF Malvinas A (Rua 11, nº 274)
ESF Malvinas B (Rua Principal, nº 656)
ESF Malvinas C (Rua 11, nº 274)
ESF Ajuda A (Planalto) (RUA 09, S/N)
ESF Ajuda B (Avenida 06, S/N)
ESF Ajuda C (Planalto) (RUA 09, S/N)
ESF Morro de São Jorge (Rua Abílio Correa de Borges, n° 182)
ESF Barra- Brasília (Rua Caetano C dos Reis, S/N)
ESF Engenho da Praia (Avenida Lagomar, nº 122)
ESF Botafogo (Rua Tenente Roberval, S/N)
ESF Cajueiros (Rua Marciel Alves Moreira, nº 51)
ESF Praia Campista (Rua Professor Gusmão, nº 505)
ESF Aroeira (Rua dos Eucaliptos, nº 184)
ESF Campo do Oeste (Rua Venezuela, nº 132)

sábado, 26 de abril de 2014

Polícia realiza operação “Contra- Ataque” em Macaé

A Polícia Militar continua nesta sexta-feira (25) em Macaé a operação conjunta com a Civil e Federal de combate ao tráfico de drogas. A Ação foi iniciada na tarde de ontem (24) e percorre vários bairros da cidade, entre eles Lagomar e Parque Aeroporto. E conta também com o apoio do Conselho Tutelar, prefeituras de Macaé e Casimiro de Abreu (com cães farejadores), Batalhão da Polícia Rodoviária e Grupo de Apoio aos Promotores (GAP).
Segundo o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé, tenente coronel, Ramiro Campos, a ação também é uma resposta aos atos dos traficantes na região. “Nós vamos percorrer as ruas e áreas mais difíceis dos bairros Lagomar, Engenho da Praia, São José do Barreto e Parque Aeroporto, que tem o domínio do Comando Vermelho. A Operação é uma resposta a ousadia desses criminosos que atiraram contra a Unidade da PM no Lagomar, no início desta semana”, explicou.
Durante as incursões realizadas na quinta-feira foi destruído um acampamento, que de acordo com a polícia seria de criminosos, dentro de mangue que fica na Reserva de Jurubatiba, no bairro Lagomar. E foram aprendidas uma grande quantidade de drogas. O comandante disse que a operação terá continuidade. "Nós vamos realizar a ação de maneira contínua. A nossa expectativa é de lograr êxito e prender esses elementos. Por isso, vamos estar presente em todas as localidades em que o Comando Vermelho atua", observou.
De acordo com o comandante nesta operação, estão sendo disponibilizados 120 homens e 30 viaturas, que estarão distribuídas nas respectivas localidades. Também foi solicitado um reforço com aeronave no Rio de Janeiro (RJ) para facilitar a identificação dos acampamentos.
Unidade atacada
A Unidade de Segurança instalado no bairro Lagomar foi atacada por traficantes na madrugada da última segunda-feira. De acordo com informações da PM, dois homens ocupando uma motocicleta efetuaram disparos contra o contêiner e viaturas.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Felipão adianta mais três convocados à Copa

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, declarou nesta quinta-feira que a lista de convocados para a Copa do Mundo, que será anunciada dia 7 de maio, não terá grandes surpresas, no máximo uma só. E até adiantou alguns dos jogadores que disputarão o Mundial com a camisa amarela: o goleiro Júlio César (bancado anteriormente pelo treinador), os zagueiros Thiago Silva e David Luiz e o centroavante Fred.
Felipão participou de uma palestra sobre a psicologia do futebol, na Universidade São Judas Tadeu, zona leste de São Paulo, e citou os nomes de Júlio César, Thiago Silva, David Luiz e Fred ao responder a uma questão sobre os capitães da seleção brasileira.
“Thiago Silva, David Luiz... (silêncio). Bom, então acho que eles já estão convocados né?” brincou Felipão, que em seguida tentou “consertar” a situação: “Bom, até o dia da convocação os capitães por enquanto são Thiago Silva, David Luiz, o Júlio César e o Fred”, completou o técnico, arrancando risadas da plateia composta por estudantes e professores.
“(Queremos) aumentar a confiança dos nossos jogadores”, avisou Felipão. O técnico, aliás, viu uma reportagem chamar a sua atenção nos últimos dias – no texto citado pelo técnico, seis atletas são citados como jogadores em má fase e, para provar o contrário, o treinador até separou a página de jornal para mostrar ao seu elenco durante a preparação para a Copa.
“O jornal está guardado para eu mostrar quando eles chegarem. Primeiro disseram que o Luiz Gustavo joga bem, mas está em time pequeno. Depois, que o Paulinho joga numa posição diferente. Poxa, eu deveria agradecer ao treinador (do Tottenham) por me dar mais uma opção. Do Júlio César disseram que joga em uma liga fraca. Como se lá o futebol fosse jogado com as mãos e não com os pés", questionou o treinador. 
Por último, Felipão contou que a comissão técnica da Seleção, composta pelo coordenador técnico, Carlos Alberto Parreira, e o auxiliar, Flávio Murtosa, viajou com ele para Londres e se reuniu com cinco jogadores para mostrar a confiança que tem neles – provavelmente Ramires, Oscar, Willian, David Luiz e Paulinho, atletas que atuam em times ingleses.
“Nós estamos trabalhando para que esta confiança adquirida (na Copa das Confederações) seja bem pensada por eles porque o nível de dificuldade agora é diferente. Montamos uma tabela dos possíveis adversários para chegar até a final e são no mínimo quatro campeões mundiais”, avaliou Felipão.
“Aquela situação tranquila, confortável que tivemos na Copa das Confederações, não será assim nesse momento. Trabalhamos para alertar aos jogadores que as dificuldades serão muito maiores. Estivemos em Londres, conversamos com cinco jogadores e falei: vocês estão no meu grupo. Pedi que tenham confiança e que, quando chegarem aqui, pensem apenas na Seleção”, encerrou.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Após Fuleco, é hora de votar no slogan do Brasil na Copa

A partir de sugestões de internautas, a Fifa escolheu três possíveis slogans para representar cada um dos trinta e dois países que participação da Copa do Mundo 2014, que começa daqui a exatos 50 dias no Brasil.
Nesta quarta-feira, a entidade disponibilizou as opções para que os torcedores possam votar em suas frasse preferidas, que serão estampadas no ônibus oficial que transportará as seleções pelo país.
No caso do Brasil, as três opções são as seguintes:
- Engata a 6ª, Brasil!
- Não na nossa casa!!!
- Preparem-se, o hexa está chegando!
A votação no site da Fifa ficará aberta até o dia 7 de maio<>. Após o resultado, as frases serão escritas nos veículos em dois idiomas: o inglês e a língua oficial de cada pais.
Os nossos "tradicionais rivais" argentinos poderão escolher entre:
- Argentina, paixão pelo futebol
- Não somos um time, somos um país
- O sonho de um país está em trânsito
Já os suíços, foram um dos mais criativos em seus lemas, fazendo trocadilhos com a fama de pontualidade do país:
- Estação final: 13/07/2013 Maracanã!
- Somos suíços, essa é nossa hora: precisamente 20:14
- Nos façam sonhar!
Todos os slogans podem ser conferidos no site da Fifa.
Nem mesmo a escolha das frases escapa das críticas já corriqueiras feitas à realização da Copa no Brasil. Após o anúncio da Fifa, comentários negativos já começaram a aparecer nas redes sociais.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Secretaria de Educação estimula a leitura nas escolas

Por seguir o embasamento legal, que considera o livro de literatura infantil como o livro didático específico do segmento, a rede municipal de ensino está reforçando o trabalho de formação do aluno leitor.

Para isso, o grupo de contadores de Histórias do ensino municipal continua visitando as unidades municipais de ensino. Intitulado grupo HistoriArte, os contadores já são reconhecidos pelos alunos dos segmentos Infantil e Fundamental por levar a magia da contação como crônicas, lendas, fábulas e parlendas, não só em programações especiais, mas no dia a dia dos alunos.

E para proporcionar o encantamento dos livros de histórias para um número maior de estudantes, o HistoriArte segue um cronograma específico de visitação nas unidades municipais. Nesta quinta-feira (24) será a vez do Colégio Municipal  Sandra Maria de Oliveira Araújo. Já na sexta-feira (25) o grupo segue para o Colégio Municipal Aroeira. Na terça (29) e quarta-feira (30) da semana que vem os contadores de histórias estarão, respectivamente, na Escola Municipalizada Fazenda Santa Maria e Escola São Sebastião dos Quarenta.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a contação de histórias é de suma importância para o ensino. "Além de incentivar os educadores quanto a esta prática, visamos levar o mundo lúdico para todos os estudantes. A arte de contar histórias provoca a reflexão, imaginação e interação. Esta é mais uma intervenção pedagógica, que visa potencializar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno”, ressaltou. Ela lembrou, ainda, que a contação de histórias faz parte das salas multiuso, salas de leitura e bibliotecas das escolas municipais.

- A contação de histórias faz parte do cotidiano dos nossos estudantes. As unidades municipais de Educação Infantil primam por esta atividade e outras ações pedagógicas, que só reforçam o processo ensino aprendizagem -, disse a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle.

Inscrições abertas - Com o objetivo de ensinar a arte de contar histórias, a Secretaria de Educação está com inscrições abertas para o curso de formação de Contadores de Histórias até a próxima sexta-feira (25). Os interessados podem se inscrever  pelo e-mail cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220 da secretaria de Educação, situada na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

A programação segue até o dia 18 de julho, com 15 encontros, e é dinamizada pelo Grupo de Referência de Leitura e Formação de Leitores. O curso será ministrado pela educadora e contadora de histórias Margarida Barcelos.

Módulo - No curso, os profissionais participantes vão estudar tópicos como bases teóricas e práticas, tais como desenvolvimento de técnicas, memorização, técnicas corporais, além de preparação do repertório e da narração. Também serão  destacadas as técnicas para apresentação de histórias diante de públicos diversos.

Os participantes também  terão acesso a aprendizagem de diferentes formas de contação de histórias, utilização de música e sons nas narrativas, exercícios, flexibilidade, jogos e técnicas, espetáculos de contação de histórias, ritmos e sons e as diversas formas de contar histórias.

sábado, 19 de abril de 2014

Velório e enterro de Luciano será em Campinas

O corpo de Luciano do Valle, que morreu neste sábado aos 66 anos vítima de infarto, será velado neste domingo, em Campinas, na Câmara Municipal. O enterro também acontecerá na cidade do interior paulista, no cemitério Parque Flamboyant, no mesmo dia, às 16h.

Luciano teve uma morte súbita quando viaja de avião de São Paulo para Uberlândia para transmitir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. O jornalista da Band chegou a ser encaminhado para o Hospital Santa Genoveva, na cidade mineira, e teve a morte confirmada às 16h15.

Segundo informações do médico cardiologista Roberto Botelho, que estava no voo e prestou os primeiros socorros, Luciano morreu sem sofrer. "O que ele apresentou é chamada de morte súbita, ela acontece menos de uma hora quando começam os sintomas", informou. 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Rio das Ostras promove vacinação contra gripe

Em 26 de abril será o Dia D, quando postos de saúde e um trailer instalado no Centro estarão abertos à vacinação de 8h às 17h

As equipes da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras já estão preparadas para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe), que começa dia 23 de abril, nos postos de saúde. O Dia D será no sábado, dia 26, quando os postos estarão abertos de 8h às 17h, além de um trailer instalado na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
      A campanha tem o objetivo de reduzir a mortalidade, complicações e internações por infecções causadas pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção. 
          PÚBLICO-ALVO – A vacinação é voltada para os grupos que estão mais vulneráveis a contrair a forma mais grave da gripe. São os portadores de doenças crônicas, idosos (pessoas acima de 60 anos), gestantes, mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias (puérperas), crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e profissionais de saúde. Os portadores de doenças crônicas devem levar uma prescrição médica para tomar a vacina.
        Segundo os critérios do Ministério da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 80% dos moradores incluídos nos grupos prioritários.
        A Campanha segue até 9 de maio. Exceto no Dia D, os horários de vacinação variam entre os postos de saúde do Município. 

terça-feira, 15 de abril de 2014

FIFA JÁ VENDEU MAIS DE 60 MIL INGRESSOS

Começou nesta terça-feira, a última fase de vendas de ingressos para a Copa do Mundo. Menos de duas horas depois do início do período, os ingressos para os jogos no Maracanã, no Rio de Janeiro e na Arena Corinthians, em São Paulo se esgotaram.
Os torcedores que pretendem assistir aos jogos do Mundial em algum estádio ainda podem tentar comprar entradas para jogos em outras sedes da Copa, como Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Natal e Manaus.
Em jogos como Costa do Marfim e Japão, que será disputado em 14 de junho na Arena Pernambuco, em Recife, e Uruguai e Costa Rica, marcado também para o dia 14 de junho, no Castelão, há bastante ingressos para os setores 1 e 2, os melhores lugares.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeira etapa do Circuito Ostras de Corrida de Rua reúne 600 competidores

Evento fez parte da programação de aniversário de Rio das Ostras

Era bem cedo quando os primeiros corredores chegaram à Lagoa de Iriry, em Rio das Ostras, já se preparando para as provas. Como parte das celebrações por seus 22 anos, Rio das Ostras promoveu no domingo,13,&8203; a etapa inicial do Circuito Ostras Odebrecht Ambiental de Corrida de Rua. O sucesso da primeira edição surpreendeu, reunindo 600 atletas, entre amadores e profissionais – alguns supercampeões, como a maratonista Márcia Narloch, considerada uma das melhores do Brasil. A próxima prova acontece dia 20 de julho.
Os competidores disputaram corridas de 5 km e 10 km, com largada e chegada na Lagoa de Iriry. O evento atraiu atletas de vários Estados, como Bahia, Pernambuco, São Paulo, entre outros, além de pessoas de quase todos os municípios fluminenses. Mas mobilizou também os corredores de Rio das Ostras: quase 200 se inscreveram para as provas.
“Esse cenário de natureza preservada é o ideal para receber o Circuito Ostras, já que nosso principal objetivo é promover o esporte, saúde e a integração entre as pessoas”, disse o prefeito Sabino, que também participou do evento.
O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, destacou o empenho da cidade em promover eventos esportivos de alto nível e lembrou que o município está resgatando seu investimento no atletismo. “Antes promovíamos a Corrida da Paz, quando recebemos atletas importantes no cenário nacional. Estamos unindo forças e firmando parcerias. Essa prova, por exemplo, é ligada à Federação de Atletismo &8203;do Estado do Rio de Janeiro e segue todos os critérios”, completou o secretário. O subsecretário, Raphael Thuin, também prestigiou o evento.
ESTREANTES E CAMPEÕES - O Circuito Ostras foi aberto a atletas amadores e profissionais. Quem se aventurava pela primeira vez numa prova pensava em testar seus limites. Foi o caso dos amigos Renata Dourado e Junior Barbosa, de Macaé. “Estou treinando desde outubro do ano passado. Descobri na corrida qualidade de vida. Quando surgiu essa oportunidade eu logo pensei em me inscrever”, disse Renata. Junior diz que já estava atento aos calendários de eventos esportivos para tentar uma competição, mas, segundo ele, iniciativas como a de Rio das Ostras ainda são raras na região. “Queria correr numa competição de nível, bem organizada. Mas, para isso, tinha que ir pro Rio. Foi muito bom ter essa oportunidade aparecendo aqui ao lado, em Rio das Ostras”.
Mas o Circuito também mobilizou medalhistas internacionais, como a maratonista Marcia Narloch, que há 25 anos faz do atletismo sua carreira profissional. Para quem pensa que esse tipo de prova não tem importância para uma superatleta, Marcia surpreende: “Vim competir com muita satisfação. São tão raras as competições de atletismo no Estado do Rio e ainda mais difícil, com prêmios em dinheiro também para os profissionais de elite. Temos mais é que prestigiar e incentivar. E Rio das Ostras está de parabéns pela organização e iniciativa”, completou Márcia, que fazia aquecimento ao lado da campeã sulamericana juvenil Jéssica Ladeira.
RESULTADOS – Os alunos da Escola de Atletismo fizeram bonito na competição. O Paraesporte também foi representado pelo aluno Jonathan Paiva, de 20 anos, que correndo em condições de igualdade com os demais competidores, chegou no honroso 20º lugar na corrida de 5 km.
Os primeiros colocados na corrida de 10 km foram Claudenir Machado, seguido de Eliezer de Jesus e Flávio Stumpf. No feminino, Camila Aparecida foi a campeã, seguida de Marcia Narloch e Rejane Bispo. Nas provas de 5 km, José Gutembergue Ferreira levou a melhor, à frente de Cosme de Souza e Paulo Rogério Braga. Mirlene da Silva Santos, Jéssica Ladeira e Viviane Lyra ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
            O Circuito Ostras Odebrecht Ambiental de Corrida de Rua é uma realização da RO2, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras. As próximas etapas acontecem nos dias 20 de julho, em Costazul, com corridas de 5km, 10km e 15km, caminhada de 5km e corrida infantil (kids run); 27 de setembro, na Praça da Baleia, corrida à noite de 5km, 10km e 15km; e 14 de dezembro, na Praia do Centro, com circuitos de 5km, 10km e 21km (meia maratona) e corrida infantil.

domingo, 13 de abril de 2014

Neymar é alvo de insultos racistas no Barça

O clima é tenso no Barcelona. Além das críticas da imprensa, os jogadores do time catalão também passaram a ser pressionados pela torcida culé – no retorno ao Camp Nou após a derrota desse sábado para o Granada, pelo Campeonato Espanhol, os atletas foram ofendidos e o atacante brasileiro Neymar ainda ouviu insultos racistas, segundo o jornal “As”.
“Time sem vergonha”, “Filhos da p...” e “só pensam na Copa do Mundo” foram outros gritos entoados pelos torcedores em direção ao elenco do Barcelona. O jogador mais criticado pelo grupo foi o goleiro Pinto, substituto de Valdés, machucado.
Entre os jogadores, a grande maioria entrou em seus carros e deixou o Camp Nou sem falar com ninguém. Quem parou para conversar com os torcedores foi o volante argentino Mascherano, como relata o “As”.

sábado, 12 de abril de 2014

Minha Casa, Minha Vida teve 15.720 denúncias em 5 anos

O primeiro balanço de investigação das denúncias de irregularidades no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) foi divulgado na noite de ontem (11), e registra 15.720 denúncias de ilegalidades ao longo dos cinco anos de execução do programa.
Do total, 8.964 (57%) notificações foram julgadas improcedentes, após investigação. Em 1.561 casos, as unidades ocupadas ilegalmente foram retomadas e devolvidas aos beneficiários originais e 5.195 denúncias continuam em apuração.
Os números foram divulgados pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, avaliaram ser pequena a quantidade de queixas, considerando-se a magnitude do programa, que já entregou 1,6 milhão de moradias.
As queixas representam 0,98% do todo, e cai para 0,43% quando deduzidas as notificações consideradas improcedentes.
As denúncias incluem ameaças e até apropriação indevida das unidades habitacionais, inclusive com expulsão de famílias. Diante dos problemas, os ministros destacaram a necessidade de intensas investigações.
De acordo com Cardozo, a Polícia Federal (PF) recebeu a determinação de dar prioridade às investigações das ações de milícias, ou outros tipos de organizações criminosas, em programas habitacionais instituídos pelo governo federal.
Na última terça-feira (8) um grupo de trabalho foi instituído para coordenar as investigações. No mesmo dia, os ministérios das Cidades e da Justiça firmaram convênio com o governo do Rio de Janeiro para integrar ações de repressão e prevenção de condutas ilícitas.
Hoje, o ministro da Justiça informou que outros estados serão convidados a firmar parcerias semelhantes. No topo da fila de prioridades estão Maranhão, Minas Gerais e Bahia. Muitos dos delitos não são de competência da PF, daí a importância das parcerias com os estados e de termos um trabalho articulado entre as polícias - avaliou Cardozo.
Questionado sobre a autoria de condutas ilícitas, o ministro da Justiça disse que não há um padrão de atuação em todo o país, podendo ser feitas por ações de indivíduos ou de organizações criminosas, a depender da região. Para contribuir com as investigações, a população pode fazer denúncias por meio do telefone 0800 721-6268, de forma anônima. (Exame)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Carapebus realiza XIX Torneio de Pesca

A Praia de Carapebus foi palco no último final de semana 05 e 06 de abril do XIX Torneio de Pesca. O evento foi realizado pelo Clube de Pesca de Macaé e pelo pescador Josino de Carapebus, com o apoio da prefeitura municipal.
As categorias estavam divididas nas classificações; Geral, Sênior, Master, Juvenil, Feminino, Peça Pesada, Avulso e Dupla mais distante, e as 30 equipes pescaram juntas mais de 120 quilos de peixe que ao final da torneio foram doados para famílias carentes em Carapebus.
Para participar do evento o atleta tem que ser federado em qualquer clube de pesca do Brasil. O campeonato contou com equipes de vários municípios, além de Carapebus, Barra de São João, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Macaé e Quissamã.
De acordo com o organizador, Josino, o torneio de pesca já é tradição em Carapebus. “São 19 anos realizando o torneio, os participantes já esperam pela competição e com isso divulgamos o nome do município. Durante o torneio Carapebus recebeu turistas de todos os lugares e isso é muito bom pra a nossa cidade que agora está no caminho certo. Agradeço o apoio da prefeitura de Carapebus através da secretaria de Esporte e Lazer, e também aos patrocinadores que colaboraram com o jantar no sábado e o café da manhã no domingo para os participantes”, observou Josino.
Categoria Geral:
1º Barra de São João Máster Branca
2º Macaé Cinza  Máster
3º  Barra de São João Máster Preta
4º Macaé Máster Vermelho
5º  Barra de São João Máster Azul
6º  Barra de São João Máster Rosa
7º  Barra de São João Máster Branco
8º  Macaé Máster Rosa
9º  Macaé Máster Verde
10º Lobos do Mar
11º Barra de São João Branca
12º Macaé Máster Marrom
13º Lobos do Mar Sênior
14º Barra de São João Sênior Branca
15º Barra de São João Máster Verde 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Morte de executivo escocês, morador de Macaé, continua sendo investigada

O assassinato do executivo escocês Scot Pete Campsie, de 48 anos, em uma tentativa de assalto na BR-101 (Niterói- Manilha), na última quarta-feira (02), quando seguia para Macaé, onde trabalhava e morava com a mulher e filha, continua sendo investigada pela Polícia Civil. Campsie era diretor de operações da Brasdril Sociedade de Perfurações, que tem sede em Macaé e pertence à empresa do ramo petrolífero Diamond Offshore Drilling International.
O escocês foi morto com dois tiros no peito. Segundo a Divisão de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) que investiga o caso, ele estava em um carro da empresa quando foi abordado por dois suspeitos que vinham em um Cross Fox

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Rio das Ostras promove seleção de atletas para Copa InterTV de Futsal

Com o objetivo de selecionar jogadores para a disputa da Copa InterTV de Futsal, a Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras promove, nos dias 8 e 9 de abril, uma peneira para atletas maiores de 18 anos. A seleção será realizada no Ginásio Benedito Zarour, no Jardim Mariléa, de 20h às 21h, é necessário levar material esportivo para o teste. A previsão dos organizadores é que a Copa InterTV de Futsal aconteça no final de abril. 

domingo, 6 de abril de 2014

Artistas se despedem de José Wilker

O corpo de José Wilker é velado desde a noite de sábado (5) no Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio. Neste domingo (6), artistas compareceram ao velório para se despedir do ator, que morreu aos 67 anos em decorrência de um infarto. A cerimônia, que foi aberta ao público às 23h40, termina às 15h deste domingo. Em seguida, às18h, ele será cremado no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária. 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Macaé e Niterói se unem pela cultura e definem parcerias para projetos voltados à população

O Secretário de Governo de Macaé, Leonardo Gomes, e o Secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia, definiram uma parceria para intercâmbio cultural e musical entre os municípios durante um encontro na tarde desta terça-feira (1º) para discutir a implementação de políticas públicas de cultura e a democratização do acesso da população a diferentes expressões artísticas.
O encontro, realizado em Niterói, teve por objetivo a troca de experiências na área e já apresentará resultados a partir deste mês, com o desenvolvimento de novos projetos voltados à população de Macaé e com a participação de artistas macaenses e niteroienses em eventos nas duas cidades.  
Segundo Leonardo Gomes, a parceria com Niterói integra as ações de governo que visam à modernização da gestão com base em exemplos de sucesso na administração pública e com enfoque na população. Além disso, atende a determinação do Prefeito, Dr. Aluízio, de ampliar as opções culturais e artísticas no município e de oferecer entretenimento de qualidade de forma gratuita.
“Arthur Maia é um artista consagrado da música brasileira que está se tornando referência também como gestor com a revitalização que está promovendo na área da Cultura em Niterói. Nada mais natural do que buscarmos o exemplo dessa experiência tão bem sucedida para aprimorarmos nosso projeto de governo de democratizar a cultura, levando os artistas para próximo do seu público e promovendo o diálogo entre diferentes manifestações artísticas. Desenvolver projetos com a participação de Arthur é uma grande vitória em nossa missão de levar a arte para as ruas”, destacou Leonardo Gomes.
“De hoje em diante, os artistas de Macaé, em suas variadas formas de manifestação artística, serão também apresentados ao Conselho de Cultura de Niterói para poderem fazer parte dos eventos que daquela cidade”, completou.
Para Arthur Maia, a aproximação entre Niterói e Macaé poderá resultar em um novo eixo cultural fora da capital do Rio de Janeiro, fortalecendo os artistas do interior e beneficiando moradores e turistas com uma programação variada.
“As possibilidades de uma parceria na área de cultura entre Niterói e Macaé são infinitas. Em breve vamos apresentar um projeto em grande estilo para mostrar o tamanho da riqueza cultural de ambos os municípios”, ressaltou.
Oficinas culturais e shows gratuitos ganham novo formato em abril
Com o reforço da parceria com Niterói e devido ao sucesso do evento “Águas de Março”, que realizou oficinas culturais em escolas municipais e shows gratuitos para a população na Praia dos Cavaleiros, a Secretaria de Governo realizará no mês de abril uma nova série de eventos culturais e artísticos nas escolas e em espaços públicos da cidade.
As ações ganharão novo formato com o objetivo de reforçar a interatividade e o contato mais próximo da população com diferentes expressões culturais ao mesmo tempo em que buscam a valorização dos artistas locais, a revelação de novos talentos, a apresentação de artistas consagrados e levam programação de qualidade para espaços públicos e dos cartões postais da cidade.
“Nossa intenção é lançar as bases para transformar Macaé em um polo de cultura, promovendo a cidadania, fortalecendo nossas tradições e abrindo espaço para o surgimento de novas formas de expressão cultural”, enfatizou Leonardo Gomes.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Panini lança álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2014

A Panini lançou nesta segunda feira, no Museu do Futebol, em São Paulo, o álbum oficial de figurinhas da Copa de 2014. Serão 640 cromos adesivos dos 32 países participantes, além de estádios, mascotes e informações sobre a campanha nas eliminatórias. As figurinhas chegam às bancas no dia 4, antes mesmo do album, que virá encartado na edição do próximo domingo, dia 6, do Estado. Dois dias depois, 8, o livreto estará às vendas nas bancas.
Cada seleção possui 19 cromos, 17 deles de jogadores, uma do time posado e outra, do escudo, em uma figurinha holográfica. O preço do álbum brochura será de R$ 5,90 e em capa dura, R$ 24,90. O envelope com cinco cromos custará RS 1. "Fizemos um investimento de R$ 2 milhões para aumentar a capacidade produtiva, de envelopamento, distribuição e tecnologia. Serão produzidos 9 milhões de envelopes por dia", explicou o diretor presidente da Panini, José Eduardo Severo Martins. A tiragem dos cromos será o triplo da de 2010.
A Panini informou ter importado seis novas máquinas de envelopamento e ter se preparado para melhorar a efetividade e a segurança do sistema de distribuição. Na Copa de 2010, por exemplo, houve falta de figurinhas e problemas com roubo de itens. A empresa tem como meta atingir 8 milhões de colecionadores no Brasil e tem a tiragem inicial de 8, 5 milhões de álbuns, dos quais 6,5 milhões serão distribuídos, principalmente em escolas.
O colecionador poderá também baixar um aplicativo para conferir o preenchimento do álbum e com a opção de compartilhar nas redes sociais a relação de cromos repetidos. A empresa também promete agendar encontros para a troca das figurinhas. Também haverá a opção de colecionar o álbum virtual. A partir de 15/4, no site da Fifa, que em 2010 teve 1,3 bilhão de registrados.